Despacho (extracto) n.º 29437/2008
Por despacho 2008.10.28 do Senhor Reitor da Universidade Nova de Lisboa:
Doutor Frederico Delgado Chaves Rosa celebrado contrato administrativo de provimento, por 1 ano, nos termos dos artigos. 15.º, 31.º e n.º s 1,2,3,4 e 5 do artigo 34.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, como professor auxiliar convidado a tempo parcial 30 % (pessoal docente universitário, especialmente contratado, escalão 1 e índice 195), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e por conveniência urgente de serviço a partir de 2008.09.24.
Relatório
O Doutor Frederico Delgado Chaves Rosa terminou a licenciatura em Antropologia, com a classificação de 17 valores, no Departamento de Antropologia da FCSH-UNL onde o seu empenho na área da História da Antropologia foi desde cedo notado. Foi na mesma área que veio a obter o Diplôme d'Etudes approfondies en ethnologie et sociologie comparative, com a classificação de 18 valores, e a desenvolver o doutoramento na Universidade Paris X (Nanterre) sob a orientação do conceituado Professor Patrick Menget, tendo o seu itinerário sido sempre acompanhado pela docente então responsável pela disciplina na FCSH, a professora Doutora Jill Dias. Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 1996 e 2000.
Publicou uma obra diversificada, mas consistente com a sua área de interesse, que inclui livros (L'Age d'or du totémisme. Histoire d'un débat anthropologique. 1887-1929. Paris, CNRS, Maison dês Sciences de l'Homme, 2003) e artigos em revistas credenciadas nacionais, como a Etnográfica ("Da religião do sangue à organização social da Natureza". 2002) e internacionais, como a European Journal of Sociology de Cambridge ("A Frazer ce qui est à Frazer. Vers une Interprétation de l'intellectualisme du Golden Bough". 1997) e "Le Mouvement anthropologique tylorien et ses représentants français". 1996) e a Systèmes de pensée en Afrique Noire ("L'âge d'ors du totémisme". 1998). Participou igualmente em colóquios nacionais e internacionais.
O reconhecimento da sua actividade em Paris permitiu-lhe a docência primeiro na Universidade de Paris X (Nanterre) e depois na Ecole Pratique des Hautes Etudes na Universidade da Sorbonne, onde assumiu, respectivamente, os cargos de Chargé de Cours em Introdução à Etnologia e em Antropologia da Religião, e Chargé de Conférences em História da Antropologia da Religião e em História Comparada da Antropologia Britânica e Francesa.
Atendendo à qualidade, consistência e, também, à singularidade do trabalho desenvolvido numa área da maior importância para a fundamentação da disciplina, ao seu grau de internacionalização e à experiência lectiva, que adquiriu em circuitos igualmente internacionais, a contratação do Doutor Frederico Freire, antigo aluno desta Faculdade, oferece sólidas garantias de qualidade para o preenchimento de uma área da maior importância no Departamento de Antropologia e de prestígio internacional para a FCSH.
Os relatores: Prof.ª Doutora Susana Salvaterra Trovão Pereira Bastos, professora associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Prof.ª Doutora Maria dos Anjos Maltez Cardeira da Silva, professora auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Prof.ª Doutora Amélia Maria de Melo Frazão Moreira, professora auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. (Isento de fiscalização prévia do T.C.)
6 de Novembro de 2008. - O Director, João Sàágua.