A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 635/87, de 20 de Julho

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Hospital Central Ortopédico de Sant'Ana a proceder à microfilmagem de documentação que deva manter em arquivo e a destruir os respectivos originais.

Texto do documento

Portaria 635/87

de 20 de Julho

O Hospital Central Ortopédico de Sant'Ana, na necessidade de proceder ao descongestionamento dos seus arquivos e de reconquistar os enormes espaços por eles ocupados, entendeu, face às virtualidades já demonstradas pelo sistema, ser a microfilmagem de documentos a melhor solução para as dificuldades que vem sentindo a este nível.

Tal sistema, para além de possibilitar uma considerável economia de espaço e de trabalho, permite uma mais pronta e eficaz resposta ao mais variado tipo de solicitações que são dirigidas a um hospital no aspecto documental.

Nestas linhas, o Hospital de Sant'Ana efectuou avultados investimentos com a montagem de um moderno serviço, dotado do necessário equipamento, cujo funcionamento e rentabilização passam pela necessária autorização e regulamentação dos termos em que deverão processar-se as operações de microfilmagem.

Assim, ao abrigo dos artigos 1.º e 2.º do Decreto-Lei 29/72, de 24 de Janeiro, e de acordo com o disposto na Portaria 169/83, de 28 de Fevereiro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros da Saúde e do Trabalho e Segurança Social, o seguinte:

1.º Fica autorizado o Hospital Central Ortopédico de Sant'Ana a proceder à microfilmagem de documentação que deva manter em arquivo e a destruir os respectivos originais.

2.º Exceptuam-se a destruição de documentos com interesse histórico, artístico, científico e outros com manifesto interesse documental, os quais deverão ser conservados em arquivos adequados.

3.º Os prazos mínimos de conservação em arquivo dos documentos são, consoante a sua natureza, os fixados na lista anexa à presente portaria.

4.º Será responsável pelas operações de microfilmagem, conservação dos filmes e destruição dos documentos originais o funcionário responsável pelo Arquivo do Hospital, designado para o efeito pelo respectivo conselho directivo.

5.º A microfilmagem deverá ser efectuada por sucessão ininterrupta de imagens.

6.º O início e o termo de cada filme e ainda qualquer ligação intermédia, por colagem, deverão ser autenticados com selo branco ou de perfuração especial e com a assinatura do responsável referido no n.º 4.º 7.º Será elaborado um livro de registo dos filmes conservados, com termo de abertura e de encerramento, e todas as folhas rubricadas pelo administrador do Hospital, no qual se fará constar o número de ordem das bobinas, sua natureza e as referências dos documentos microfilmados.

8.º Observados os respectivos prazos de conservação, os originais dos documentos microfilmados serão destruídos por cortagem, em tiras com largura não superior a 15 mm, ou por rasgamento, ao meio, pelo menos em quatro partes, de modo que seja impossível a sua leitura ou reconstituição.

9.º No acto de destruição dos documentos anteriormente referidos será lavrado em livro próprio, devidamente numerado e rubricado pelo administrador do Hospital, o respectivo auto de destruição.

10.º As fotocópias obtidas a partir da microfilmagem têm a força probatória dos respectivos originais, desde que autenticadas com o selo branco em uso no Hospital, sobre assinatura do administrador ou de quem o substitua.

11.º O serviço responsável pela microfilmagem deverá elaborar um livro de registo de todas as fotocópias emitidas, referenciando a requisição que justificou a sua reprodução.

Ministérios da Saúde e do Trabalho e Segurança Social.

Assinada em 3 de Julho de 1987.

A Ministra da Saúde, Maria Leonor Couceiro Pizarro Beleza de Mendonça Tavares. - O Ministro do Trabalho e Segurança Social, Luís Fernando Mira Amaral.

ANEXO

Lista de documentos a conservar em arquivo e respectivos prazos

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1987/07/20/plain-171707.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/171707.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-01-24 - Decreto-Lei 29/72 - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    Torna extensivo à generalidade dos serviços de natureza pública, estabelecendo as normas para a sua uniformização, o uso da microfilmagem dos documentos em arquivo, com a consequente inutilização dos respectivos originais.

  • Tem documento Em vigor 1983-02-28 - Portaria 169/83 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Autoriza os hospitais a microfilmar os documentos que devem manter em arquivo e bem assim a proceder à inutilização dos respectivos originais.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda