Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 672/2008, de 28 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Louva os militares da Força Aérea que integraram a Força Nacional Destacada

Texto do documento

Louvor 672/2008

Louvo os militares da Força Aérea que integraram a Força Nacional Destacada, no Teatro de Operações do Afeganistão, pela forma exemplar como planearam, prepararam e cumpriram a Missão que lhes foi atribuída, como Controladores Aéreos Avançados e membros das Equipas Tactical Air Control Party (TACP), no âmbito da NATO International Security Assistance Force (ISAF) que decorreu entre Agosto de 2005 e Julho de 2008, naquele Teatro de Operações.

Demonstrando grande coragem, abnegação, tenacidade e competência profissional, estes homens e mulheres da Força Aérea personificaram, como equipa, um inexcedível apoio operacional que em muito superou os objectivos concretos estabelecidos para as operações de estabilização e reconstrução no Afeganistão. É de enaltecer o bom relacionamento profissional e de camaradagem entre as Equipas TACP e as forças terrestres, com quem operaram no Teatro de Operações, nomeadamente, pelo seu nível de excelência e pelo relacionamento com as diversas Companhias do Exército. As suas acções mereceram os mais expressivos elogios das mais elevadas instâncias militares, nomeadamente o Comandante da ISAF.

Numa constante atitude de bem servir, todos os militares que, ao longo de três anos, serviram no Teatro de Operações, souberam atenuar o efeito das adversidades climáticas e cumprir cabalmente as tarefas atribuídas, com elevado grau de empenhamento. Porque significativo, entre os notáveis resultados obtidos, refere-se o rigor no cumprimento das ordens e directivas dos escalões superiores, optimizando as suas capacidades nas inúmeras operações em que participaram, planeando, coordenando e controlando as operações de apoio de fogo, a fim de integrar as missões de apoio aéreo próximo na manobra terrestre, muitas das vezes em cenário de significativa ameaça e alto risco, revelando grande abnegação e elevada coragem.

Patente na optimizada gestão dos meios e elevada competência técnica e profissional de cada militar destacado, cumpre revelar a atenta e dedicada acção de liderança e enquadramento levada a efeito pelo Comandante do TACP, controladores aéreos avançados, operadores de comunicações, condutores/atiradores, técnicos de inactivação de engenhos explosivos e mecânicos de electrónica, presente ao longo de três anos de duração da Missão, aspectos que, de forma coesa, disciplinada e solidária, contribuíram, igualmente, para o modo irrepreensível como as diversas Equipas executaram, de forma superior, a sua Missão.

Deste modo, é com elevado orgulho institucional que reconheço, individualmente e publicamente, a devoção ao Dever demonstrado por todos os militares que integraram as Equipas do TACP no Teatro de Operações do Afeganistão, em sintonia com as mais elevadas tradições nacionais no cumprimento da Missão, revelando a postura distinta e exemplar de cada militar e do Destacamento como um todo, e, como Força Nacional Destacada, exaltar o contributo inquestionável que materializou para a excelência da imagem e prestigio com honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

1 de Outubro de 2008. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

ANEXO

Relação dos militares das Equipas Tactical Air Control Party (TACP) da Força Aérea.

ANEXO

Relação dos Militares, que integraram o Tactical Air Control Party / Foward Air Control (TACP/FAC), no âmbito da International Security Assistance Force (ISAF) da NATO, no Teatro de Operações do Afeganistão de 01 Agosto de 2005 a 31 de Julho de 2008.

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1714470.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda