O licenciado João do Carmo Ataíde da Câmara exerceu funções como director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) entre Setembro de 2005 e Março de 2008, altura em que foi nomeado para o cargo de Embaixador de Portugal em Harare.
Jurista, diplomata de carreira, dotado de elevadas qualidades de carácter, competência e dedicação, colocou grande empenhamento na direcção do Serviço na prossecução das respectivas atribuições no domínio da salvaguarda da independência nacional, da protecção dos interesses nacionais e da segurança externa do Estado Português, e nos passos necessários para obter a sua articulação com as estruturas comuns do Sistema de Informações da República Portuguesa, criadas pela Lei 9/2007, de 19 de Fevereiro, no momento em que estas entraram em funcionamento, no início do ano de 2008.
Apraz-me registar ainda o papel que o Dr. João da Câmara desempenhou na afirmação externa do SIED e na consolidação das respectivas capacidades nas suas diferentes vertentes.
Pelo trabalho desenvolvido enquanto director do SIED, o Dr. João da Câmara tornou-se credor de apreço e reconhecimento da minha parte e de admiração e respeito da parte de quem com ele colaborou no exercício de tais funções.
É-me, pois, particularmente grato disso dar público testemunho por este meio.
15 de Outubro de 2008. - O Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa, Júlio Alberto Carneiro Pereira.