Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 21205/2008, de 12 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Nomeação definitiva da Doutora Maria Isabel de Deus Mendes

Texto do documento

Despacho 21205/2008

Por despacho do Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, de 31 de Janeiro de 2007:

Maria Isabel de Deus Mendes - Professora Auxiliar de nomeação provisória além do quadro, deste Instituto - nomeada definitivamente por conveniência urgente de serviço, para o exercício das funções de Professora Auxiliar além do quadro do mesmo Instituto, com efeitos a partir de 24 de Fevereiro de 2007.

(Não carece de fiscalização prévia do T.C.)

Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 21 do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho

1 - Relatório em apreço foi apresentado ao abrigo do artigo 20.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária e refere-se ao quinquénio de Fevereiro de 2002 a Março de 2007.

2 - Nos termos do n.º 4 do artigo 20.º o parecer deverá responder às questões seguintes:

a. Competência, aptidão pedagógica e actualização

b. Publicação de trabalhos científicos ou didácticos considerados de mérito

c. Direcção ou orientação de trabalhos de investigação, nomeadamente dissertações de doutoramento ou de mestrado

d. Formação e orientação científica e pedagógica de docentes e investigadores.

3 - Competência, aptidão pedagógica e actualização

A autora do relatório desenvolveu no período em análise uma actividade variada de leccionação em disciplinas da licenciatura, de mestrados e de cursos de especialização, a saber:

Licenciatura: Microeconomia I e Microeconomia II (em todos os anos do quinquénio);

Mestrados: Introdução à Microeconomia e Microeconomia (2004-2005) e colaboração numa disciplina de Economia do Ambiente do Mestrado e curso de Especialização em Ciências e Tecnologias do Ambiente (CECTA) da Faculdade de Ciências de Lisboa (2005-2006)

A apreciação resultante dos Inquéritos do Conselho Pedagógico e referente à leccionação das disciplinas de licenciatura é muito satisfatória, demonstrando a qualidade pedagógica e o empenhamento posto nas aulas pela Professora Isabel Mendes.

No que se refere ao mérito da colaboração no Mestrado e curso de Especialização da FCL o Professor Victor Martins, autor de parecer sobre este mesmo relatório, estará em condições de melhor se pronunciar, dado que foi o coordenador da disciplina.

Destaque ainda para a actividade tutorial exercida no âmbito de seminários da disciplina de Economia Aplicada nos anos de 2004-2005 e 2006-2007.

4 - Publicação de trabalhos científicos ou didácticos considerados de mérito

A Professora Isabel Mendes definiu para o período em análise uma estratégia de publicação de trabalhos científicos que lhe permitisse uma integração nos objectivos e políticas definidos para o ISEG sobre esta matéria e ao mesmo tempo ultrapassar um dos pontos fracos de relatório anterior que não mereceu avaliação positiva.

A estratégia seguida teve sucesso, como o provam os cinco artigos já publicados em revistas com refereeing, as comunicações apresentadas a conferências e os working papers publicados.

A Professora Isabel Mendes refere outros trabalhos em fase de apreciação ou em curso de elaboração em relação aos quais não é oportuna uma apreciação por falta de elementos.

A professora Isabel Mendes participa no período em projectos de investigação, com financiamento da UTL ou FCT, que lhe possibilitaram o enquadramento adequado para uma parte importante da investigação que realizou.

A participação em encontros científicos com comunicações é igualmente de relevar como muito positivo, permitindo quer a partilha de resultados de investigação com a comunidade científica quer uma exposição crítica sempre benéfica para o progresso. São referidas onze participações em conferências internacionais no quinquénio, o que demonstra a intensa actividade a que se submeteu a Professora Isabel Mendes.

5 - Direcção ou orientação de trabalhos de investigação, nomeadamente dissertações de doutoramento ou de mestrado

É neste ponto que a actividade da Professora Isabel Mendes apresenta maiores debilidades, dado que não concluiu com êxito até ao momento qualquer projecto de orientação de tese de mestrado ou de doutoramento. Menciona apenas a orientação em curso de três teses de Mestrado.

6 - Formação e orientação científica e pedagógica de docentes e investigadores

Sobre este tópico nada de relevante é apresentado no relatório em apreço, para além das já referidas orientações teses de Mestrado.

Conclusão

A Professora Isabel Mendes desenvolveu no último quinquénio uma intensa actividade nas áreas da leccionação e da investigação, tendo produzido trabalhos de reconhecido mérito já objecto de publicação em revistas conceituadas.

A actividade desenvolvida merece uma apreciação muito positiva na generalidade, mostrando uma excelente inserção da Professora Isabel Mendes no meio académico, leccionando na licenciatura e em Mestrados, participando em projectos de investigação, participando activamente em conferências e seminários com a apresentação de comunicações e publicando os resultados do seu trabalho em revistas de prestígio.

Salienta-se o salto qualitativo dado do relatório anterior para o actual, que mostra o esforço feito com sucesso pela Professora Isabel Mendes para colmatar algumas lacunas apresentadas.

Pelo que se disse o parecer ao presente relatório é positivo, sendo reconhecida a qualidade do trabalho desenvolvido.

O Relator: Álvaro Gonçalves Martins Monteiro.

Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 21 do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho

1 - O relatório refere-se à actividade pedagógica e científica da Professora Auxiliar Maria Isabel de Deus Mendes durante o período de 2002 (Fevereiro) a 2006 (Dezembro) e a sua apreciação será feita de acordo com os termos do n.º 4 do artigo 20.º do ECDU, pelo que serão tidos em conta os seguintes factores:

a) Competência, aptidão pedagógica e actualização

b) Publicação de trabalhos científicos ou didácticos

c) Direcção ou orientação de trabalhos de investigação

d) Formação de docentes ou investigadores.

Refira-se que o relatório está bem apresentado e organizado de forma completa o que facilita a sua análise e apreciação.

2 - Competência, aptidão pedagógica e actualização

Quanto ao primeiro factor de apreciação"competência, aptidão pedagógica e actualização", o relatório apresenta a actividade lectiva da Profª Isabel Mendes durante o período, indicando os cursos que leccionou, as tutórias que realizou e a avaliação resultante quer dos materiais pedagógicos apresentados quer dos inquéritos pedagógicos.

Verifica-se:

i) que a actividade lectiva se desenvolveu nas disciplinas de licenciatura: Microeconomia (Lic. de Gestão) e Microeconomia I e II (Lic. de Economia, Finanças e Maeg) e, nas diciplinas de Mestrado: Introdução à Microeconomia (disciplina preliminar) e Microeconomia dos Mestrados da área de Economia.

ii) leccionou igualmente alguns dos módulos da disciplina de Economia do Ambiente do curso de Especialização em Ciências e Tecnologias do Ambiente, que tem lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;

iii) que tem realizado tutórias a grupos de trabalho no âmbito dos seminários de Economia e Política Social e de Economia Industrial e da Empresa;

iv) que a avaliação, resultante dos inquéritos pedagógicos, se situa numa média de 4 numa escala de 5, tendo os últimos inquéritos revelado melhorias;

v) que existem materiais didácticos e pedagógicos e programas de disciplinas elaborados individualmente sob a forma de cadernos de exercícios, sumários desenvolvidos/acetatos para as diferentes disciplinas, mantendo a Doutora Isabel Mendes um projecto de livro de texto.

Neste item de avaliação a doutora Isabel Mendes cumpre cabalmente com os projectos formais e substantivos que são exigidos a um Professor Auxiliar no domínio pedagógico. Com efeito, o trabalho realizado é de bom nível, os materiais apresentados denotam competência e actualização e o trabalho realizado com os alunos merece o seu reconhecimento.

3 - Publicação de trabalhos científicos ou didácticos

Em relação à actividade"publicação de trabalhos científicos ou didácticos"o relatório enumera um conjunto de trabalhos no ponto 2 do relatório:

i) artigos publicados em revistas científicas com refeering: 5

ii) artigos em processo: 1, em fase de avaliação e, um outro, em fase de elaboração

iii) Publicações em Conference Proceedings: 7

iv) Working papers: 3 publicados e 1 em vias de publicação.

Os trabalhos de índole didático-pedagógica, referenciados, foram já objecto de avaliação no ponto anterior, pelo que será feita referência unicamente aos trabalhos de índole científica.

Durante este quinquénio, a avaliação da actividade da Doutora Isabel Mendes na área de investigação e publicações é positiva e digna de registo: 2 artigos "D" e dois artigos "E", um artigo numa nova Revista de Economia do Ambiente, mas referenciada e a possibilidade de publicação de um artigo, em apreciação, numa revista"B", 7 publicações em Conference Proceedings e três WP. Este conjunto de publicações, a maioria sujeita a processo de refereeing, realizado no período de 2002 a 2006, denota um grande esforço individual e um trabalho com resultados visíveis. Além disso, a maior parte dos trabalhos é de autoria individual o que reforça ainda mais a sua valia, esperando-se que trabalhos conjuntos possam, tal como parece antever o artigo em apreciação, a possibilidade de publicação em revistas de maior impacto.

A participação activa em conferências reforça a ideia que a Doutora Isabel Mendes está integrada num circuito favorável à produção e à publicação futura de trabalhos na sua área de especialização.

4 - Direcção ou orientação de trabalhos de investigação

Em relação à"direcção de trabalhos de investigação, nomeadamente teses de mestrado e de doutoramento", o relatório indica participação em dois projectos de investigação e a orientação de 3 teses de mestrado:

i) No projecto"Fogos florestais: avaliação de riscos e danos económicos e ambientais", financiado pela UTL, a participação e responsabilidade da Doutora Isabel Mendes inclui o estudo dos impactos económicos florestais na economia portuguesa, não tendo produzido, até ao momento, outputs sob a forma de publicações;

ii) No projecto"Valuing Ecosystems" financiados pela FCT no quadro do CIRIUS, e em curso de realização, foram produzidos vários outputs, referenciados no relatório, alguns passíveis de futura publicação.

Neste item, a actividade da Doutora Isabel Mendes está plenamente em acordo com as exigências do ECDU e do Departamento de Economia, na medida em que se encontra inserida de forma activa, quer individual quer institucionalmente, em projectos de investigação com capacidade para a produção de resultados científicos.

Quanto à orientação de teses de mestrado, já que não é assinalada qualquer orientação de teses de doutoramento, a actividade centra-se na sua área de especialização e apresenta um número (3) que não é muito significativo. Este facto pode resultar quer da baixa procura por temas económicos da área do Ambiente, quer do facto da Doutora Isabel Mendes não leccionar cadeiras dos trimestres finais dos mestrados. Neste ponto, porventura o menos conseguido da sua actividade, devem ser corrigidas, no futuro, as debilidades verificadas.

5 - Formação de docentes ou investigadores

Este factor de apreciação da actividade dos Professores Catedráticos e Associados deve ser revitalizado quando aplicado aos Professores Auxiliares. Com efeito, o Professor Auxiliar ainda se encontra numa fase em que a direcção de projectos de investigação ou a responsabilidade pela direcção de Cursos de Mestrado ou de Doutoramento só em casos muito específicos se coloca, pelo que a falta de actividade neste item não deve ser considerado como penalizante para a Doutora Isabel Mendes.

6 - Outras actividades

O relatório enumera ainda algumas actividades, quer de natureza científica (pertença a júris, participação em conferências e seminários e participação como referee numa revista de referência da área da Economia do Ambiente), quer na área da extensão universitária (realização de projectos e estudos).

Estas actividades completam a actividade docente e do investigador e devem ser também tidas em conta como nota positiva na actividade da Doutora Isabel Mendes, neste período.

7 - Conclusão

Tendo em conta todos os elementos que foram objecto de apreciação, considera o relator que, face aos factores de apreciação constantes do ECDU e às condições definidas pelo Departamento de Economia no respeitante às exigências para a nomeação definitiva dos Professores Auxiliares, o relatório apresentado pela Doutora Isabel Mendes apresenta um nível de actividade, nos últimos cinco anos, que pode ser considerado, quer qualitativamente, plenamente adequado à sua nomeação definitiva como Professora Auxiliar.

O Relator, Manuel Victor Moreira Martins.

5 de Agosto de 2008. - O Presidente do Conselho Directivo, António de Ascenção Mendonça.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1698721.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda