Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 518/2008, de 31 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o brigadeiro-general Carlos Manuel Martins Branco

Texto do documento

Louvor 518/2008

Louvo o Brigadeiro-General Carlos Manuel Martins Branco pela forma altamente competente e meritória como na International Security Assistance Force - ISAF, no Afeganistão, exerceu as funções de Porta-voz do Comandante da Força e de chefe do Information Coordination Branch, evidenciando as elevadas qualidades profissionais e pessoais que lhe são amplamente reconhecidas.

Oficial com sólida formação militar, dotado de notáveis qualidades de trabalho em ambiente internacional e cultivando as virtudes da lealdade, do sentido do dever e do espírito de missão, pautou a sua actuação por uma inexcedível correcção, total dedicação ao serviço e permanente disponibilidade.

Fruto da muito elevada exigência do ambiente em que cumpriu as suas funções bem como de uma preparação técnico-profissional de nível superior e de notáveis qualidades de estudo e análise, além de uma evidente robustez psicológica, o seu desempenho das tarefas que lhe foram confiadas foi excepcional e assim reconhecido pelos seus superiores no Teatro e pelas diversas e mais altas instâncias da Aliança Atlântica.

Enquanto Porta-voz do Comandante da ISAF, o Brigadeiro-General Martins Branco, foi o rosto e a voz da ISAF, estabelecendo relações com os media locais e internacionais, coordenando de forma muito eficaz a interacção efectiva e a compilação de informação entre o Comando da ISAF, diversas ONG e as entidades governamentais afegãs. É ainda de referenciar o modo como soube gerir a difusão de informação, salvaguardando a segurança das operações, tendo em atenção as diferentes sensibilidades, e, de forma serena e criteriosa, congregar os diferentes actores envolvidos com os media no Teatro de Operações do Afeganistão. Foi assim possível unificar esforços e tornar precisas e oportunas as mensagens a difundir nas diferentes situações, nomeadamente nas mais difíceis.

Como Chefe do Information Coordination Branch desenvolveu uma notável acção, garantindo a coordenação e sincronização das áreas de Operações de Informações, Relações Públicas e Operações Psicológicas, tendo concebido um plano de médio e longo prazo para esta área, englobando os diferentes actores no Teatro de Operações, assegurando a antecipação de eventos em que a coordenação destas áreas se revelava determinante, materializando uma postura pró-activa das forças da NATO e identificando temas que permitiram à ISAF assegurar a liderança na comunicação. São ainda de referenciar as conferências realizadas na"Academia de Contra-Subversão", em Kabul, onde apresentou o modo como Portugal conduziu a contra-subversão na Guerra de África, tendo obtido referências muito elogiosas.

Pelas qualidades profissionais e pessoais que evidenciou, nas diferentes missões de que foi incumbido, conseguiu também criar relações de grande empatia e cooperação com as entidades locais, designadamente com os porta-voz das diferentes entidades presentes no Afeganistão.

Realce deve também ser dado à forma muito competente, segura e disponível como, por inerência do seu grau hierárquico, exerceu as funções de Senior National Representative na ISAF, promovendo e facultando a ligação entre as autoridades nacionais e o Comando da ISAF e constituindo-se como um exemplo, uma referência e um apoio para todos os militares portugueses destacados no Afeganistão.

É pois o Brigadeiro-General Martins Branco amplamente merecedor de ver publicamente reconhecida e exaltada, através deste louvor, a forma significativa como contribuiu para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

3 de Julho de 2008. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1695971.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda