Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 20632/2008, de 22 de Julho

Partilhar:

Sumário

Alteração parcial do PDM de Óbidos e estabelecimento de medidas preventivas

Texto do documento

Aviso 20632/2008

Alteração parcial do PDM e estabelecimento de medidas preventivas

Pedro José de Barros Félix, na qualidade de Presidente em exercício da Câmara Municipal de Óbidos, torna público, que de acordo com o n.º 1 do artigo 109.º do Decreto-Lei 380/99 de 22.09, alterado pelo Decreto-Lei 316/07 de 19.09 e sob proposta da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal de Óbidos deliberou em 30.06.08 estabelecer medidas preventivas relativamente a operações urbanísticas na área do concelho que se sujeitou a alteração parcial do Plano Director Municipal, conforme planta anexa e deliberação da Câmara Municipal de 28.01.2008.

O estabelecimento das medidas preventivas destina-se a evitar a alteração das circunstâncias das condições de facto existentes que possam limitar a liberdade de planeamento ou comprometer ou tornar mais onerosa a execução da alteração parcial do Plano Director Municipal.

O estabelecimento de medidas preventivas por motivo de alteração parcial do PDM determina a suspensão da eficácia deste na área abrangida por aquelas medidas (n.º 3 do artigo 107.º RJIGT).

Esta deliberação é publicada, de acordo com o n.º 5 do artigo 109.º do RJIGT-D.L. 380/99 de 22 de Setembro alterado pelo D.L. 316/07 de 19.09 na 2.ª série do Diário da República conforme alínea e) do n.º 4 do artigo 148.º do RJIGT.

8 de Julho de 2008. - O Presidente da Câmara, em exercício, Pedro José de Barros Félix.

Estabelecimento de medidas preventivas no âmbito da alteração parcial do Plano Director Municipal de Óbidos, com vista à sua alteração

Artigo 1.º

Objectivos

1 - As presentes medidas preventivas visam salvaguardar a alteração ao Plano Director Municipal de Óbidos, determinada na sequência da deliberação nos termos da alínea a) do número 2 do artigo 93.º do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, e estabelecidas com o disposto no número 3 do artigo 107.º de referido Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial.

2 - São objectivos das medidas preventivas:

a) A salvaguarda dos valores ambientais em presença, promovendo as áreas florestais envolventes da Lagoa de Óbidos enquanto indispensáveis à sua protecção e fruição pública controlada;

b) A recuperação das áreas degradadas, nomeadamente, as afectas à exploração de inertes e à produção de aves;

c) A correcta estruturação territorial da área objecto de suspensão;

3 - As medidas preventivas destinam-se a:

a) Evitar a concretização de projectos isolados e não integrados numa acção de planeamento global essencial à prossecução dos objectivos enunciados no número anterior;

b) Permitir que, durante o seu período de vigência, sejam viabilizados, considerando a suspensão do Plano Director Municipal, os projectos que se coadunem e permitam a concretização desses mesmos objectivos.

Artigo 2.º

Âmbito territorial

As medidas preventivas abrangem a área identificada na planta anexa, correspondente à zona do Bom Sucesso.

Artigo 3.º

Âmbito material

1 - Para a área definida no artigo anterior, ficam suspensas as disposições do Plano Director Municipal referentes à classificação de solos, ficando sujeitas a parecer vinculativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, sem prejuízo de quaisquer outros condicionalismos legalmente exigidos, a prática dos actos ou actividades seguintes:

a) Operações de loteamento e obras de urbanização;

b) Obras de construção civil, ampliação, alteração e reconstrução, com excepção das que estejam sujeitas apenas a um procedimento de comunicação prévia à Câmara Municipal;

c) Trabalhos de remodelação de terrenos;

d) Derrube de árvores ou destruição do solo vivo e do coberto vegetal.

2 - No licenciamento dos actos e actividades a que se refere o número anterior, deverão ser tidas em conta as seguintes orientações de carácter ambiental:

a) Nas manchas arbóreas a afectar a empreendimentos turísticos, o derrube de árvores deve corresponder, estritamente, às áreas a impermeabilizar, devendo ser efectuada a respectiva compensação das manchas arbóreas eliminadas através de plantio, numa proporção de um para dois, com espécie e em área a indicar pela Câmara Municipal;

b) Qualquer movimentação de terras na área da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos deve ser conduzida de modo a evitar o arraste de partículas para a lagoa;

c) A abertura de novos furos e poços deve ser condicionada à salvaguarda da recarga dos recursos hídricos subterrâneos e limitada ao abastecimento de água para consumo da população;

d) De forma a evitar uma maior susceptibilidade dos solos à erosão, todas as mobilizações mecânicas de solo e derrube de árvores devem ser evitadas.

Artigo 4.º

Âmbito temporal

As medidas preventivas vigoram pelo prazo de dois anos a contar da data da respectiva publicação, prorrogáveis por mais um, caducando com a entrada em vigor da alteração do Plano Director Municipal.

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1694335.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-09-22 - Decreto-Lei 380/99 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Estabelece o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial. Desenvolve as bases da política de Ordenamento do Território e de Urbanismo, definindo o regime de coordenação dos âmbitos nacional, regional e municipal do sistema de gestão territorial, o regime geral de uso do solo e o regime de elaboração, aprovação, execução e avaliação dos instrumentos de gestão territorial.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda