Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Relatório 22/2008, de 25 de Junho

Partilhar:

Sumário

Relatório e contas do exercício de 2007

Texto do documento

Relatório 22/2008

Sede: Rua da Alegria, 111, 3000-018 Coimbra.

Capital social: (euro) 39 140 176,04.

Pessoa colectiva n.º 506566307.

Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Coimbra sob o n.º 1/030624.

CAE: 36002.

Relatório e contas de 2007

Em cumprimento do disposto do n.º 4 do artigo 32.º dos estatutos da AC - Águas de Coimbra, E. M., a seguir se publica o relatório anual do conselho de administração, o balanço, a demonstração de resultados, certificação legal das contas e o parecer do fiscal único, relativos à prestação de contas do exercício de 2007, aprovadas por deliberação do conselho de administração no dia 20 de Março de 2008 e deliberação da Câmara Municipal de Coimbra, em sua reunião de 14 de Abril de 2008.

Mensagem do Conselho de Administração

Tratou-se o exercício de 2007 de um ano de continuidade e consolidação das políticas traçadas em finais 2005 para esta empresa municipal, nomeadamente no que concerne aos seus objectivos estratégicos.

Na realidade, a implementação de uma nova visão e modelo de gestão para a Águas de Coimbra, centrada na satisfação do cliente, ao nível do projecto e construção de novas infra-estruturas materializou-se num enfoque na reabilitação das redes de distribuição de água existentes e na ampliação da rede de saneamento de modo a servir a grande maioria da população do concelho de Coimbra, tendo em atenção critérios de custo e de eficiência.

A par do investimento em infra-estruturas, a reestruturação da empresa tem sido outra das prioridades. Neste âmbito, as acções e os recursos têm sido dirigidos essencialmente para as seguintes áreas: (1) o investimento na modernização tecnológica; (2) a reorganização e melhoria do sistema de gestão da empresa e (3) a aposta na qualificação e formação dos colaboradores.

A execução do Plano de Investimentos (PI) ascendeu, no ano de 2007,a (euro) 12 185 235,25, no seguimento de um investimento de (euro) 13 681 013,32, em 2006. Em 2007, nas infra-estruturas de água e saneamento, o investimento global foi de (euro) 10 787 474,12, dos quais (euro) 9 198 821,96, no saneamento e (euro) 1 588 652,16, na água. O que se materializou na construção de 25Km de novas redes de saneamento e na reabilitação de 20 km de redes de distribuição de água. Como resultado do investimento realizado entre 2006 e 2007,a taxa de cobertura do serviço de água é actualmente próxima dos 100% e a taxa de cobertura de saneamento aproxima-se dos 90%.

Em 2007, para a actividade da empresa, merece ainda destaque o significativo aumento do número de clientes de saneamento para 70 145, a par da manutenção do número de clientes de água em 80 783.

Por fim, o Conselho de Administração expressa o seu agradecimento a todos os que colaboraram nas actividades desenvolvidas no exercício de 2007, nomeadamente:

1) Aos nossos clientes e munícipes de Coimbra, pela forma como apoiaram a nossa empresa numa fase de desafios, com destaque para o período de maior investimento de sempre, neste concelho, no sector da Água e Saneamento;

2) Aos nossos colaboradores, pela capacidade e empenho com que se têm envolvido no projecto empresarial "Águas de Coimbra". Pela sua receptividade e mobilização a uma nova realidade que procura a excelência, em particular a satisfação dos nossos clientes, como valor fundamental.

20 de Março de 2008. - O Conselho de Administração: Jorge Luís Silva Santos Temido, presidente - Nuno Miguel Curica Branco, administrador - Joaquim José de Oliveira Sousa, administrador.

Proposta de aplicação de resultados

O Conselho de Administração propõe à Câmara Municipal de Coimbra, nos termos do artigo 27.º dos Estatutos desta empresa, a seguinte aplicação para os resultados líquidos do exercício de 2007, no montante de (euro) 921 488,50:

a) Reserva legal - (euro) 92 148,85

b) Reserva para investimentos - (euro) 654 339,65

c) Reserva para gratificações e outras remunerações do trabalho - (euro) 175 000,00

20 de Março de 2008. - O Conselho de Administração: Jorge Luís Silva Santos Temido, presidente - Nuno Miguel Curica Branco, administrador - Joaquim José de Oliveira Sousa, administrador.

Demonstrações financeiras

Nos termos do artigo 32.º - Documentos de Prestação de Contas - dos Estatutos da Empresa, juntam-se os quadros para o efeito elaborados:

- Balanço Sintético

- Demonstração de Resultados

- Certificação e Parecer do Fiscal Único

Balanço sintético

(ver documento original)

Demonstração dos resultados por natureza

(ver documento original)

Certificação legal das contas

Introdução

1 - Examinámos as demonstrações financeiras da AC - Águas de Coimbra, E. M. as quais compreendem o balanço em 31 de Dezembro de 2007 (que evidencia um total de balanço de (euro) 90 404 536,06 e um total de capital próprio de (euro) 43 863 580,84 incluindo um resultado líquido positivo de (euro) 921 488,50) as demonstrações dos resultados por naturezas e funções, a demonstração dos fluxos de caixa do exercício findo naquela data e os correspondentes anexos.

Responsabilidades

2 - É da responsabilidade do Conselho de Administração a preparação de demonstrações financeiras que apresentem de forma verdadeira e apropriada a posição financeira da Empresa o resultado das suas operações, e os fluxos de caixa, bem como a adopção de políticas e critérios contabilísticos adequados e a manutenção de um sistema de controlo interno apropriado.

3 - A nossa responsabilidade consiste em expressar uma opinião profissional e independente, baseada no nosso exame daquelas demonstrações financeiras.

Âmbito

4 - O exame a que procedemos foi efectuado de acordo com as Normas Técnicas e as Directrizes de Revisão/Auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, as quais exigem que o mesmo seja planeado e executado com o objectivo de obter um grau de segurança aceitável sobre se as demonstrações financeiras estão isentas de distorções materialmente relevantes. Para tanto o referido exame incluiu:

- A verificação, numa base de amostragem, do suporte das quantias e divulgações constantes das demonstrações financeiras e a avaliação das estimativas, baseadas em juízos e critérios definidos pela Administração, utilizadas na sua preparação;

- A apreciação sobre se são adequadas as políticas contabilísticas adaptadas e a sua divulgação, tendo em conta as circunstâncias;

- A verificação da aplicabilidade do princípio da continuidade; e

- A apreciação sobre se é adequada, em termos globais, a apresentação das demonstrações financeiras.

5 - O nosso exame abrangeu também a verificação da concordância da informação financeira constante do relatório de gestão com as demonstrações financeiras.

6 - Entendemos que o exame efectuado proporciona uma base aceitável para a expressão da nossa opinião.

Opinião sem reservas

7 - Em nossa opinião, as demonstrações financeiras referidas apresentam de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspectos materialmente relevantes, a posição financeira da AC - Águas de Coimbra, E. M. o resultado das suas operações e os fluxos de caixa, no exercício findo naquela data, em conformidade com os princípios contabilísticos geralmente aceites em Portugal.

24 de Março de 2008. - José Joaquim Marques de Almeida, em representação de Marques de Almeida, F. Tavares, J. Nunes e V. Simões, Sociedade de Revisores Oficiais de Contas - SROC n.º 176.

Relatório e parecer do fiscal único

A fim de dar cumprimento aos estatutos e à legislação vigente na qualidade de Fiscal Único, apresentamos o nosso Relatório e Parecer sobre as Contas e o Relatório de Gestão apresentados pelo Conselho de Administração da AC - Águas de Coimbra, E. M. relativamente ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2007.

Durante o exercício, o Fiscal Único acompanhou com regularidade os negócios e a gestão da Sociedade, verificou a regularidade dos livros, registos contabilísticos e a respectiva documentação. Procedeu igualmente às verificações físicas dos bens e valores patrimoniais que se mostraram necessárias, assim como verificou o cumprimento da lei e dos estatutos, inteirando-se dos actos do Conselho de Administração, do qual sempre recebeu todos os elementos solicitados.

Analisámos também o Relatório de Gestão do Conselho de Administração e as contas do exercício findo em 31 de Dezembro do 2007, as quais compreendem o balanço, as demonstração dos resultados por natureza e funções, a demonstração dos fluxos de caixa e os correspondentes anexos.

Foi emitida a certificação legal das contas, sendo considerada como complemento deste relatório e parecer.

Nesta conformidade, entendemos que os documentos acima descritos, quando lidos em conjunto, permitem uma boa compreensão da situação financeira da AC - Águas de Coimbra, E. M., em 31 de Dezembro de 2007 satisfazendo as disposições legais e estatutárias. Como ainda nos compete, verificámos que os critérios valorimétricos adoptados e descritos no anexo ao Balanço e à Demonstração de Resultados, satisfazem as disposições legais, e contribuem para uma adequada mensuração do resultado e do património.

Nestes termos o fiscal único é do parecer que:

1) Devem ser aprovados o Relatório de Gestão do Conselho de Administração, o Balanço, a Demonstração de resultados por natureza e funções, a Demonstração dos fluxos de caixa e os correspondentes Anexos.

2) Deve ser aprovada a proposta de aplicação de resultados apresentada pelo Conselho de Administração.

Por fim, desejamos expressar os nossos agradecimentos ao Conselho de Administração e a todo o pessoal ao serviço da Empresa com quem contactámos por toda a colaboração recebida no desempenho das nossas funções.

24 de Março de 2008. - José Joaquim Marques de Almeida, em representação de Marques de Almeida, F. Tavares, J. Nunes e V. Simões, Sociedade de Revisores Oficiais de Contas - SROC n.º 176.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1688868.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda