Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 17109/2008, de 24 de Junho

Partilhar:

Sumário

Nomeação definitiva de professora auxiliar da Doutora Maria Rosa Vidigal Tavares da Cruz Quartin Borges

Texto do documento

Despacho 17109/2008

Por despacho do Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, de 17 de Novembro de 2006, proferido por delegação do Reitor da mesma Universidade de 25/08/2005:

Maria Rosa Vidigal Tavares da Cruz Quartin Borges - Professora Auxiliar de nomeação provisória além do quadro, deste Instituto - nomeada definitivamente por conveniência urgente de serviço, para o exercício das funções de Professora Auxiliar, além do quadro do mesmo Instituto, com efeitos a partir de 6 de Novembro de 2006.

(Não carece de fiscalização prévia do T.C.)

Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 21 do ECDU, publicado em anexo a Lei 19/80, de 16 de Julho

1 - O relatório refere-se à actividade pedagógica e científica da Prof.ª Maria Rosa Vidigal Tavares da Cruz Quartin Borges durante o período de Novembro de 2001 a Novembro de 2006 e a sua apreciação será feita de acordo com os termos do n.º 4 do artigo 20.º do ECDU, pelo que serão tidos em conta os seguintes factores:

a) Competência, aptidão pedagógica e actualização.

b) Publicação de artigos científicos ou didácticos.

c) Direcção ou orientação de trabalhos de investigação.

d) Formação de docentes ou investigadores.

2. O relatório apresentado pela Prof.ª Rosa Borges está elaborado de forma a responder aos preceitos legais, sendo completa a documentação apresentada. A organização dos assuntos é cuidadosa e clara.

3 - Quanto ao primeiro factor de apreciação "competência, aptidão pedagógica e actualização", o relatório apresenta a actividade lectiva da Prof.ª Rosa Borges nos últimos cinco anos, indicando os cursos que leccionou, bem como outras actividades pedagógicas em que participou.

A Prof.ª Rosa Borges leccionou, durante este período, as cadeiras de Economia Financeira, Avaliação de Projectos e Microeconomia I da licenciatura em Economia; Microeconomia de Gestão na licenciatura em Gestão e complementos de Macroeconomia do Mestrado e Doutoramento em Economia, mas também disponível para outros mestrados do ISEG. No corrente ano lectivo irá leccionar Economia I no 1.º semestre. No relatório é também citada a colaboração no Seminário do Mestrado em Economia Monetária e Financeira, bem como pós-graduações: na disciplina de Gestão Financeira das Seguradoras da pós-graduação em Gestão de Banca e Seguros e nos módulos Cálculo Financeiro e Actuarial e Análise de Risco do programa de Formação de Executivos do IDEFE.

Disponibilizou aos alunos diverso material de estudo - de que salienta vários textos, cadernos de exercícios e transparências, disponíveis na Internet - e foi co-autora do livro Introdução à Economia Financeira - Teoria e Exercícios, publicado pela Escolar Editora.

4 - Nos inquéritos (anónimos) aos alunos relativo à aptidão pedagógica foi sempre classificada com apreciação elevada (média superior a 4, num máximo de 5).

5 - Em relação à actividade "publicação de trabalhos científicos o relatório enumera vários trabalhos publicados, sendo de destacar os artigos nas revistas internacionais The Geneva Papers on Risk and Insurance e International Advances in Economic Research. Publicou também um artigo no Portuguese Journal of Management Studies e tem submetidos três artigos em fases de publicação que sugerem vir a ser aceites, nas seguintes revistas: Atlantic Economic Journal e Applied Financial Economics. Enumera também a publicação de 4 working papers.

6. Em relação à "direcção de trabalhos de investigação, nomeadamente teses de mestrado e de doutoramento", o relatório não menciona qualquer supervisão.

7 - Participou num único júri de mestrado.

8 - Não refere qualquer participação em órgãos de gestão universitária.

Considerando todos os elementos que foram objecto de análise, e embora reconhecendo que o currículo da Prof.ª Rosa Borges é fraco no que se refere à direcção de teses de mestrado e de doutoramento e de participação em órgãos de gestão universitária, somos de parecer que se encontram reunidas as condições suficientes, nomeadamente em termos pedagógicos e científicos, para que a Prof.ª Maria Rosa Vidigal Tavares da Cruz Quartin Borges seja nomeada, a título definitivo, Professora Auxiliar do ISEG.

Os Relatores: João Martins Ferreira do Amaral - Jorge Manuel de Azevedo Henriques dos Santos.

16 de Junho de 2008. - O Presidente do Conselho Directivo, António de Ascenção Mendonça.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1688439.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda