A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 191/2003, de 16 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Desclassifica da rede ferroviária nacional a parte do ramal de Viseu constituída pela ex-linha do Vouga, quilómetros 109,330-118,800.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 191/2003
A desactivação da exploração ferroviária no ramal de Viseu, constituído pelos troços ferroviários das ex-linhas do Dão e Vouga, ocorreu há mais de 12 anos, tendo-se inclusive transformado alguns troços das referidas linhas em caminhos e estradas municipais.

Por outro lado, a Câmara Municipal de São Pedro do Sul e a REFER - Rede Ferroviária Nacional, E. P., celebraram um protocolo relativo ao aproveitamento, por parte do município, dos troços ferroviários das ex-linhas do Dão e Vouga, tendo em vista o estabelecimento de uma ligação rodoviária entre as termas e a vila de São Pedro do Sul, cuja concretização se encontra condicionada à prática de actos do Governo, nomeadamente o presente.

O referido protocolo prevê a rentabilização do domínio público ferroviário, ficando as receitas daí resultantes adstritas a investimento na construção e modernização de infra-estruturas.

Desta forma, cumpre-se o objectivo de permanente actualização da rede ferroviária nacional, tendo em conta a procura actual e potencial do transporte ferroviário, o progresso técnico e os interesses públicos das regiões servidas, promovendo, simultaneamente, novas formas de cooperação entre a administração central e as autarquias locais.

Entende-se, assim, que a declaração de desclassificação do ramal de Viseu constitui a solução mais adequada para a satisfação das necessidades colectivas em presença.

Foram ouvidos a Câmara Municipal de São Pedro do Sul e o Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes, nos termos dos n.os 3 e 5 do artigo 12.º da Lei 10/90, de 17 de Março.

Assim:
Ao abrigo do n.º 5 do artigo 12.º da Lei 10/90, de 17 de Março, e nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Desclassificar da rede ferroviária nacional a parte do ramal de Viseu constituída pela ex-linha do Vouga, quilómetros 109,330-118,800.

2 - Determinar que os terrenos, imóveis e equipamentos do ramal desclassificado no número anterior ficam no domínio público sob gestão da REFER, E. P., sem prejuízo da sua posterior desafectação, a promover nos termos da lei.

Presidência do Conselho de Ministros, 3 de Dezembro de 2003. - O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/168071.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda