Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 12357/2008, de 21 de Abril

Partilhar:

Sumário

Regulamento do Instituto de Engenharia Mecânica do IST

Texto do documento

Aviso 12357/2008

Publica-se em anexo o regulamento do Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, aprovado em reunião da Comissão Coordenadora do conselho científico de 19 de Outubro de 2007 e ratificado em reunião do plenário do Conselho Directivo de 5 de Novembro de 2007.

11 de Abril de 2008. - Pelo Presidente do Conselho Directivo, Jorge Morgado.

ANEXO

Regulamento do Instituto de Engenharia Mecânica do IST

Artigo 1

Definição

O Instituto de Engenharia Mecânica do IST, adiante designado por IDMEC/IST, é, nos termos dos Estatutos do IST, uma unidade de investigação, correspondente à área científica da Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Transportes, Energia e Ambiente, Mecatrónica, Informática, Gestão Industrial e outras áreas afins, dotada de autonomia científica e autonomia na gestão dos recursos financeiros que lhe forem atribuídos nos termos dos Estatutos do IST, regulamentada pelo disposto na Secção II do Capítulo III, dos referido Estatutos.

Artigo 2

Fins

1 - O IDMEC/IST está vocacionada para a criação e a transferência de ciência e de tecnologia, promovendo e realizando actividades de investigação fundamental e aplicada, de desenvolvimento experimental, de formação e divulgação científica e tecnológica e de prestação de serviços no âmbito das áreas científicas e tecnológicas em que exerce a sua actividade.

2 - Para a realização dos seus fins, o IDMEC/IST pode desenvolver formas de colaboração, intercâmbio, associação ou participação em organismos públicos ou privados, nacionais ou estrangeiros, e também, por intermédio do IST e nos termos da legislação aplicável, criar ou participar na criação de outras pessoas colectivas, ainda que de direito privado ou de âmbito internacional, nos termos da legislação em vigor, dos Estatutos do IST e deste Regulamento, mediante deliberação do conselho científico do IDMEC/IST.

Artigo 3

Princípios e Objectivos

1 - A investigação realizada no IDMEC/IST deve fundamentar-se em programas de investigação com objectivos, estratégias e métodos de trabalho e de avaliação adequadamente definidos.

2 - A participação de docentes, investigadores e bolseiros num programa de investigação é feita livremente e determinada por interesses de investigação comuns ou complementares, podendo estes organizarem-se em centros de investigação, os quais poderão agregar um conjunto de linhas ou projectos de investigação científica coerentes.

3 - O sistema de investigação científica do IDMEC/IST deverá assegurar estruturas próprias que salvaguardem a liberdade e a flexibilidade da investigação e que suscitem e possibilitem, sempre que adequado, a criação e extinção de centros e linhas ou projectos de investigação.

4 - Entre os objectivos do sistema organizativo da investigação científica no IDMEC/IST destacam-se:

a) Incentivar o desenvolvimento da investigação e da inovação, seja ela de índole fundamental ou aplicada, e a constituição de grupos de massa crítica conveniente;

b) Fomentar a internacionalização da actividade de investigação e incentivar a intervenção em áreas emergentes, nomeadamente em domínios interdisciplinares;

c) Fomentar a apresentação de projectos de investigação a programas de financiamentos nacionais ou estrangeiros;

d) Criar as interfaces necessárias e adequadas com o exterior, permitindo uma prestação de serviços de investigação e formação eficazes e de qualidade.

Artigo 4

Membros

Podem pertencer ao IDMEC/IST os docentes e investigadores do IST, bem como bolseiros e colaboradores vinculados a outras instituições, que mantenham actividade efectiva de investigação e desenvolvimento no âmbito do IDMEC/IST.

Artigo 5

Órgãos de Gestão

O IDMEC/IST tem os seguintes órgãos de gestão:

a) Conselho científico;

b) Comissão Coordenadora;

c) Comissão Executiva;

d) Presidente

e) Coordenadores e Comissão Científica dos Centros de Investigação.

Artigo 6

Conselho científico

1 - O conselho científico é constituído pelos docentes e investigadores doutorados que sejam membros do Instituto, com mais de um ano de actividade efectiva no IDMEC/IST, regulando-se de acordo com o estabelecido no artigo 53 dos Estatutos do IST.

2 - O conselho científico funciona em Plenário, em Comissão Coordenadora, bem como outras Comissões Eventuais constituídas por deliberação da Comissão Coordenadora.

3 - O conselho científico é convocado pelo Presidente, por sua iniciativa, por deliberação da Comissão Coordenadora, ou a pedido de pelo menos um quarto dos membros do conselho científico.

4 - Compete ao conselho científico:

a) Eleger e destituir o Presidente do IDMEC/IST entre os membros do Conselho Científico, implicando a sua destituição a cessação de funções da Comissão Executiva;

b) Ratificar a Comissão Executiva;

c) Aprovar, mediante proposta da Comissão Coordenadora e requerendo uma maioria de 2/3 de votos favoráveis, o Regulamento do IDMEC/IST e das suas alterações;

d) Aprovar, mediante proposta da Comissão Coordenadora a criação ou a extinção de Centros;

e) Aprovar, mediante proposta da Comissão Coordenadora, o plano e relatório de actividades do IDMEC/IST.

5 - As demais competências do conselho científico, atribuídas pelos Estatutos do IST, são desde já delegadas na Comissão Coordenadora, sempre que respeitem a mais de um Centro, ou, caso contrário, na Comissão Científica do Centro a que respeitam. São também desde já delegadas na Comissão Executiva as competências referidas nas alíneas c) a e) do n.º 2 do artigo. 8, sendo que estas ou outras competências próprias do conselho científico podem também ser delegadas no Presidente, Comissão Executiva e Coordenadores dos Centros do Instituto.

6 - O exercício das competências da alínea a) do n.º 4 do artigo 6 deste Regulamento carece de voto favorável de dois terços dos membros para aprovação.

Artigo 7

Comissão Coordenadora

1 - A Comissão Coordenadora do conselho científico do IDMEC/IST é constituída por:

a) Presidente do IDMEC/IST;

b) Os restantes membros da Comissão Executiva do IDMEC/IST;

c) Coordenadores dos Centros do IDMEC/IST.

2 - Para além das competências delegadas do Conselho Cientifico, cabe ainda à Comissão Coordenadora as constantes nas alíneas c), d), e), i), j), k), l) e m) do artigo 53 dos Estatutos do IST, e ainda:

a) A aprovação da constituição, composição, competências e mandato de Comissões Eventuais, sob proposta do Presidente;

b) Definir e aprovar o orçamento do IDMEC/IST e as regras de retenção das verbas a atribuir à gestão conjunta;

c) Ratificar a integração de novos membros no IDMEC/IST, ou da exclusão de membros, mediante proposta fundamentada apresentada pelo Presidente ou pelo Coordenador do Centro a que pertence, bem como a revisão anual da lista de membros.

Artigo 8

Comissão Executiva

1 - A Comissão Executiva do IDMEC/IST é constituída por:

a) Presidente do IDMEC/IST;

b) Dois membros do conselho científico do IDMEC/IST, em regime de tempo integral e em efectividades de funções, pertencentes a Centros diferentes entre si e diversos do Presidente, um dos quais será o Vice-Presidente do IDMEC/IST.

2 - As competências da Comissão Executiva do IDMEC/IST são as definidas no n.º 2 do artigo 55 dos Estatutos do IST e ainda:

a) Dar andamento administrativo às decisões do conselho científico e da Comissão Coordenadora;

b) Preparar as reuniões do conselho científico e da Comissão Coordenadora;

c) Aprovar o estabelecimento de convénios, de acordos e de contratos de prestação de serviços de investigação e desenvolvimento, sob proposta dos membros promotores do IDMEC/IST;

d) Colaborar na elaboração do projecto de orçamento e do relatório de actividades do IST;

e) Elaborar orçamentos privativos de gestão das receitas próprias a incluir no orçamento do IST;

f) Dar execução ao determinado no Regulamento de Bolsas de Investigação do IST;

g) Assegurar o expediente do IDMEC/IST.

Artigo 9

Presidente

1 - O cargo de Presidente do IDMEC/IST regula-se de acordo com o artigo 54 dos Estatutos do IST.

2 - O Presidente preside aos órgãos de gestão definidos nas alíneas a) a c) do artigo 5.

3 - Compete ao Presidente, representar o IDMEC/IST, propor a Comissão Executiva, dirigir as reuniões, providenciar a elaboração e a publicação das respectivas actas, exercer voto de qualidade em todas as votações e exercer, em permanência, as competências do órgão.

4 - Em caso de ausência ou impedimento temporário do Presidente, as suas funções serão desempenhadas pelo Vice-Presidente.

Artigo 10

Centros de Investigação

1 - Os Centros de Investigação do IDMEC/IST constituem unidades de investigação com projectos científicos coerentes com a participação de pelo menos dez membros na Comissão Científica do IDMEC/IST.

2 - Sem prejuízo de outros que se venham a constituir, o IDMEC/IST é constituído pelos Centros de Investigação definidos em Anexo.

3 - São órgãos dos Centros de Investigação:

a) Coordenador e Coordenador Adjunto do Centro;

b) Comissão Científica do Centro de Investigação;

4 - A Comissão Científica do Centro de Investigação é constituída por todos os membros do conselho científico do IDMEC/IST que trabalhem no Centro de Investigação.

5 - Compete à Comissão Científica do Centro:

a) Eleger o Coordenador do Centro de Investigação de entre os: Professores Catedráticos e Professores Associados, em regime de tempo integral e em efectividades de funções;

b) Definir a política de investigação científica e de formação pessoal, sob proposta do Coordenador do Centro de Investigação;

c) Aprovar, sob proposta do Coordenador do Centro de Investigação, a abertura e a extinção de programas de investigação;

d) Aprovar, sob proposta do Coordenador do Centro de Investigação, a distribuição pelos vários projectos dos recursos humanos e materiais que forem concedidos ao Centro de Investigação e que não estejam directamente afectos a um projecto específico;

e) Aprovar o Plano e Relatório de Actividades do Centro de Investigação, a remeter à Comissão Coordenadora do IDMEC/IST;

f) Dar parecer ou decidir sobre os assuntos que lhe forem submetidos pelo Coordenador do Centro de Investigação.

6 - Compete ao Coordenador do Centro:

a) Escolher e nomear o Coordenador Adjunto do Centro de Investigação;

b) Dar andamento administrativo às decisões da Comissão Executiva e da Comissão Coordenadora do conselho científico do IDMEC/IST;

c) Preparar as reuniões da Comissão Científica do Centro de Investigação;

d) Promover a elaboração do Plano e Relatório de Actividades do Centro de Investigação;

e) Coordenar as acções de avaliação externas às actividades do Centro de Investigação;

f) Coordenar, conjuntamente com os respectivos responsáveis, as Linhas de Investigação, os Projectos a decorrer no âmbito do Centro de Investigação e colaborar com a Comissão Executiva na execução ao determinado no Regulamento de Bolsas de Investigação do IST.

g) Assegurar o expediente do Centro de Investigação.

Artigo 11

Disposições transitórias

1 - São membros integrantes do IDMEC/IST todos os docentes e investigadores constantes da última proposta actualizada de financiamento plurianual submetida à FCT em 31 de Dezembro de 2006 e que constam de lista anexa a este Regulamento sendo também identificado o Centro de Investigação a que pertencem.

2 - O presente Regulamento entra em vigor no dia seguinte à sua publicação no Diário da República.

3 - Os actuais membros eleitos e nomeados em funções na data de entrada em vigor deste Regulamento mantêm-se em funções até ao fim dos seus mandatos.

4 - A primeira revisão deste Regulamento só pode ser efectuada dois anos após a sua entrada em vigor, a menos que isso seja exigido em novos Estatutos do IST.

5 - A alteração do Anexo não obriga à revisão do Regulamento do IDMEC/IST.

ANEXO

Centros de Investigação do IDMEC/IST

Centro de Projecto Mecânico

Centro de Sistemas Inteligentes

Centro de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial

Centro de Energia e Mecânica de Fluidos

Centro de Projecto Mecânico

Carlos Alberto Mota Soares

Heitor Lobato Girão Pina

Manuel Frederico Oom de Seabra Pereira

João Manuel Cunha da Silva Abrantes

Artur António de Almeida Portela

Hélder Carriço Rodrigues

Jorge Alberto Cadete Ambrósio

Cristóvão Manuel Mota Soares

José Arnaldo Pereira Leite Miranda Guedes

José Luís Trigo Santos

Luís Manuel Varejão de Oliveira Faria

Joaquim Infante Barbosa

José Mateus Simões Moita

Afzal Suleman

António Freitas Melão Barros

Mário Augusto Ferreira de Meireles Graça

João Manuel Pereira Dias

Paulo Rui Alves Fernandes

Miguel António Lopes de Matos Neves

Victor Manuel dos Reis Franco Correia

Miguel Pedro Tavares Silva

João Orlando Marques Gameiro Folgado

José Firmino Aguilar Madeira

João Carlos Eloi Jesus Pombo

José Eugénio Semedo Garção

Kuzhichalil Peethambaran Jayachandran

Maria Alexandra dos Santos Gonçalves de Aguiar Gomes

José Viriato Araújo dos Santos

Isidoro Falcão Pinto Correia

Maria Amélia Ramos Loja

José Leonel Monteiro Fernandes

Luis Alberto Gonçalves de Sousa

Aurélio Lima Araújo

João Filipe de Almeida Milho

Inês de Carvalho Jerónimo Barbosa

Ricardo Miguel Abreu Garcia Gomes Lage

Rui Miguel Barreiros Ruben

Rui Nelson Fernandes Cadete

Edmilson César Teixeira Lubrano

António Paulo Pinto de Almeida

Filipe Marques Correia Costa Antunes

Ricardo Alexandre Pereira Serra de Magalhães Corrêa

Henrique Rodrigues Borralho dos Santos

Jorge Caetano Fialho

Julius Bidalach

Filipa Andreia Matos Moleiro

Ricardo José Fontes Portal

Rogério Paulo Lopes Rodrigues

Rui Pedro Alves Rebelo Andrade

Ricardo Manuel Santos Carvalho

João Miguel Guerra Toscano Bravo

João Pedro Guerreiro Martins

Paulo Alexandre de Maria Veríssimo

Ana Patrícia da Costa Freitas

Rui Filipe Monteiro da Silva

Paula Luísa Carvalho Capelo Silva

José Lobo do Vale

Pedro Ezequiel Ribeiro Pereira

Marta Isabel Pimenta Verdete da Silva Carvalho

André Rodrigues Lemos Dias dos santos

Adelino Antero Fernandes

Julio Martins Montalvão e Silva

Nuno Manuel Mendes Maia

Fernando António Pina da Silva

António Manuel Relógio Ribeiro

Eduardo Joaquim Anjos de Matos Almas

Rui Chedas Sampaio

Mihail Fontul

Nuno António Neves Nunes

Jorge Miguel Peralta Siopa

António Paulo Vale Urgueira

Raquel Albuquerque Soares Brás de Almeida

João Alexandre Botelho Duarte Silva

Fernando da Conceição Batista

Diogo Montalvão e Silva

Centro de Sistemas Inteligentes

José Manuel Gutierrez Sá da Costa

João Rogério Caldas Pinto

Pedro Manuel Gonçalves Lourtie

Luís Filipe Baptista

Carlos Baptista Cardeira

João Miguel da Costa Sousa

José Raul Carreira Azinheira

Mário António da Silva Neves Ramalho

Miguel Afonso Dias de Ayala Botto

João Manuel Ferreira Calado

Silvério J.C. Marques

João Manuel Gouveia Figueiredo

José Manuel Simões Dionísio

Miguel Sérgio Amaro Pedro Silva

Paulo Jorge Sequeira Gonçalves

Carlos Augusto Santos Silva

Duarte Pedro Mata de Oliveira Valério

Jorge Manuel Mateus Martins

José Luís Carrilho Sequeira

João Carlos Prata dos Reis

José Alberto de Jesus Borges

Alexandra Bento Moutinho

Luís Manuel Fernandes Mendonça

Susana Margarida da Silva Vieira

Mário José Gonçalves Cavaco Mendes

Pedro Jorge Borges Fontes Negrão Beirão

Luís Miguel Pereira Pina

Filipe Manuel Marques Morais

Camilo Augusto Rebocho de Jesus Christo

João Emílio Segurado Pavão Martins

Ernesto José Marques Morgado

Maria dos Remédios Vaz Pereira Lopes Cravo

Pedro Manuel Gonçalves Amaro de Matos

Ricardo Lopes de Saldanha

Ana Margarida Cardoso Cachopo

Fausto Jorge Morgado Pereira de Almeida

César Figueiredo Pimentel

Centro de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial

Paulo António Firme Martins

Maria Luísa Coutinho G. A. Quintino

Jorge Manuel da Conceição Rodrigues

Artur Jorge Cunha Barreiros

Elsa Maria Pires Henriques

José Manuel Gomes de Carvalho Ferreira

Rui Manuel dos Santos Oliveira Baptista

Vítor Manuel Martins Gonçalves

Pedro Filipe do Carmo Cunha

Rosa Maria Mendes Miranda

Inês da Fonseca Pestana Ascenso Pires

Bárbara Perry Pereira Alves Gouveia

Pedro Miguel Santos Vilaça Silva

Maria Alexandra Sousa Rodrigues Pereira da Costa

Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa Alves

Luís Manuel Mendonça Alves

Paulo Miguel Nogueira Peças

Pedro Alexandre Rodrigues Carvalho Rosa

Maria Beatriz Cipriano de Jesus Silva

Tiago Filipe Ratinho Antunes de Oliveira

Centro de Energia e Mecânica de Fluidos

António Franco de Oliveira Falcão

João Eduardo de Barros Teixeira Borges

Luís Manuel de Carvalho Gato

José Maria Campos da Silva André

João Carlos de Campos Henriques

José Manuel Paixão Conde

Paulo Alexandre Pelote da Silva Justino

Nuno Humberto Costa Pereira

Luís Morão Cabral Ferro

José Joaquim Marques Bação Cândido

Miguel Filipe Pinho Lopes

Pierpaolo Ricci

Rui Pedro Figueiredo Gomes

Afonso Freire de Novais Santos Tiago

José Carlos Fernandes Pereira

João Manuel Melo de Sousa

Isabel Maria Pereira Bastos Malico

Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

José Manuel da Silva Chaves Ribeiro Pereira

Nelson Pereira Caetano Marques

José Fernando Almeida Dias

Gwenaël Valérie Hauët

Jorge Manuel Fernandes Trindade

João Paulo da Silva Gonçalves Magalhães

Francisco José Ferreira Farinha

Jaime Filipe Queiroz Vogado

Jorge Miguel Moreira de Azevedo

Ricardo José Nunes dos Reis

Ricardo João Pereira Pinto

José Luís Sereno

Miguel Abreu Almeida Mendes

Pedro Miguel Pereira de Campos Barbosa Barros

Nelson Alexandre Pinto de Magalhães

Ana Rita Cabral Gonçalves Onofre Ervilha

Paulo João Silva Araújo Ferreira de Sousa

Jorge Manuel Moura Portugal da Rocha

Naim H. Afgan

Maria da Graça Martins da Silva Carvalho

Pedro Jorge Martins Coelho

João Luís Toste de Azevedo

Mário Manuel Gonçalves da Costa

Tiago Alexandre Teixeira Lopes Farias

Viriato Sérgio de Almeida Semião

Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento Coelho

Zdena Zsigraiová

Luis Manuel Monteiro Alves

Neven Duic

Tomás Rei Fernandes

Fengzhen Chen

Marcos Alexandre Teixeira

Augusto César Mendonça Brasil

Carla Alexandra Monteiro da Silva

Miguel Nuno de Oliveira Gama Caldas

Ulisses Mendes Fernandes

Mário Ferreira Rodrigues Vital Melo

Teresa Maria Ferreira Bertrand

Manuel António Gomes Pratas

Ana Celeste dos Anjos Galrão Barros Pipio

Anildo Lopes Costa

Jorge Manuel Fontes Coelho

Gilberto António Monteiro Tavares

Sandrina Batista Pereira

Gonçalo Nuno Antunes Gonçalves

Claúdia Sofia Séneca da Luz Casaca

Sérgio Teixeira Santos

Marcos António de Barros da Silva Nogueira

Carlos José Dias Monteiro

Ana Leal Serpa de Vasconcelos

Amândio Jorge Barroso Rebola

Nuno Miguel Faria Leal

Lara Cordes Lima Tigueiro de Moura

Maria Sofia Santos Ataíde de Silva Taborda

Vasco Nuno Guedes Ferreira

Giorgio Gualberti

Marcus Luke Murray

Francisco José Ferreira Castro Borges

Giorgio Carlo Gallo

Edward Hugo Seymour

Rui Pedro Fragoso Pimenta

Carlos André Miranda Ventura

Mona Lisa Moura de Oliveira

Raquel Inês Segurado Lopes da Silva

Ricardo Alexandre Neves Correia Pinto

Rui Filipe Marques Martins

Anton skyrda Veríssimo

Joana Correia de Oliveira de Portugal Pereira

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1670884.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda