A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 96/2003, de 30 de Julho

Partilhar:

Sumário

Nomeia o Prof. João de Deus Pinheiro para exercer o cargo de encarregado de missão, junto da Ministra de Estado e das Finanças, para o acompanhamento das várias etapas da reforma da Administração Pública, no cumprimento das linhas de orientação definidas pelo Governo, e cria o Conselho Consultivo da Reforma, a funcionar na dependência directa do Primeiro-Ministro.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 96/2003
A reforma da Administração Pública, cujas linhas gerais de orientação foram aprovadas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 95/2003, de 30 de Julho, constitui a grande prioridade da acção reformadora do Governo.

O País precisa de uma nova administração pública, com qualidade e em condições de gerar competitividade, e de um novo modelo de administração que conduza a dimensão do Estado aos sectores em que a sua intervenção é indispensável e útil ao cidadão.

A reforma que vai ser empreendida deverá ser capaz de prestigiar a missão do Estado e dos seus agentes, servindo o cidadão, apresentando resultados e mobilizando capacidades, fundada numa cultura de ética e de aprofundamento dos valores do serviço público.

A amplitude e a complexidade de tal reforma consubstanciam o seu carácter necessariamente faseado, implicando um acompanhamento permanente.

De facto, o desenvolvimento das medidas já anunciadas e a sua execução suscitarão certamente muitas outras matérias que importa avaliar e graduar com vista a futuras decisões e implica um acompanhamento sistemático do modo como se vão executando as diferentes iniciativas, garantindo o aperfeiçoamento das soluções encontradas e a coerência dos resultados que se pretenderam atingir com esta reforma estrutural.

Estabelecidas as orientações e o calendário de execução da reforma, é agora indispensável definir a estrutura que acompanhará o seu desenvolvimento progressivo.

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, ao abrigo do artigo 37.º da Lei 49/99, de 22 de Junho, e sob proposta da Ministra de Estado e das Finanças, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Nomear encarregado de missão junto da Ministra de Estado e das Finanças o Prof. João de Deus Pinheiro, a quem incumbirá acompanhar o desenvolvimento das várias etapas da reforma da Administração Pública no cumprimento das linhas de orientação definidas pelo Governo.

2 - Estabelecer que o encarregado de missão é equiparado a presidente de empresa pública do grupo A, e de nível de complexidade máxima, para efeitos remuneratórios e de representação, ficando autorizado a exercer em acumulação quaisquer funções, não executivas, que não apresentem conflitos de interesse com o objectivo desta nomeação.

3 - Cria o Conselho Consultivo da Reforma, a funcionar na dependência directa do Primeiro-Ministro, integrado por personalidades de comprovado mérito e prestígio, ao qual incumbirá, designadamente, formular sugestões, recomendações ou propostas com vista a aperfeiçoar e aprofundar a reforma a empreender.

4 - Determinar que a composição, as competências e o funcionamento do Conselho Consultivo são fixados por despacho conjunto do Primeiro-Ministro e da Ministra de Estado e das Finanças.

5 - Estabelecer que o mandato do encarregado de missão e do Conselho Consultivo terminará em Dezembro de 2004, devendo ser apresentado um relatório da execução e desenvolvimento da reforma.

6 - Determinar que o apoio logístico e financeiro necessário ao desempenho das funções do encarregado de missão será assegurado pela Secretaria-Geral do Ministério das Finanças.

7 - Determinar que os encargos decorrentes do funcionamento do Conselho Consultivo da Reforma são assegurados pelo orçamento da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

Presidência do Conselho de Ministros, 10 de Julho de 2003. - O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/164999.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-06-22 - Lei 49/99 - Assembleia da República

    Estabelece o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central e local do Estado e da administração regional, bem como, com as necessárias adaptações, dos institutos públicos que revistam a natureza de serviços personalizados ou de fundos públicos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda