Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 106/2008, de 22 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-de-mar-e-guerra João Manuel Rijo da Fonseca Ribeiro

Texto do documento

Louvor 106/2008

Louvo o capitão-de-mar-e-guerra, NII 20981, João Manuel Rijo da Fonseca Ribeiro, pela forma meritória e altamente competente com que exerceu as funções de National Liaison Representative (NLR) junto do NATO Supreme Allied Command of Transformation (SACT) e do US Joint Forces Command (USJFCOM), no período de Outubro de 2004 a Setembro de 2007.

Oficial dotado de um elevado espírito de missão e de bem servir, dinamisco e determinado, o capitão-de-mar-e-guerra Fonseca Ribeiro dignificou a Representação Nacional tanto junto do SACT como do USJFCOM, de forma brilhante e altamente meritória, ao qual não será alheia a sua sólida formação militar e experiência, bem como as suas qualidades pessoais. No desempenho das suas funções, considero ser de inteira justiça destacar os aspectos mais marcantes da sua comissão de serviço, designadamente a sua liderança na condução dos processos negociais que conduziram à presença nacional na Directoria J9 do USJFCOM e no Combined Joint Operations from the Sea - Centre of Excellency e a sua participação em estudos e no tratamento de matérias relativas à transformação das Forças Armadas quer da NATO quer nacionais.

No desempenho das suas funções, o Comandante Fonseca Ribeiro sempre soube assegurar de forma articulada uma excelente ligação entre as diferentes entidades nacionais (DELNATO, MILREP, EMGFA, etc.) assim como com o ACT e o USJFCOM, tendo igualmente participado em inúmeras reuniões, conferências e trabalhos envolvendo o Escalão dos NLR's da NATO no ACT, bem como dos congéneres dos países PfP. Ainda no âmbito das suas atribuições, considero ser justo destacar a forma igualmente competente como o Comandante Fonseca Ribeiro coordenou as diversas visitas realizadas por entidades nacionais ao ACT e ao USJFCOM.

A competência do capitão-de-mar-e-guerra Fonseca Ribeiro granjeou-lhe os mais rasgados elogios por parte das entidades estrangeiras com quem se relacionou, assim como a admiração de todos aqueles que com ele privaram. O seu trabalho foi elogiado e usado como um exemplo a seguir, pelos seus próprios pares, tendo-lhe mesmo valido uma condecoração por parte de outro país como reconhecimento pelo apoio prestado. A sua acção valeu-lhe igualmente ser proposto para Dean dos NLR's, sendo apoiado por países com elevada representatividade na NATO, o que atesta bem o prestígio alcançado junto daquelas Instituições.

No plano das qualidades pessoais, igualmente o capitão-de-mar-e-guerra Fonseca Ribeiro se notabilizou, sendo de destacar publicamente os esforços por si realizados na aproximação entre a comunidade portuguesa local e os militares portugueses em comissão de serviço, que muito dignificaram a participação nacional em diversos eventos sociais de cariz local, valendo-lhe a profunda admiração de todos os agentes envolvidos, enquanto elo congregador da Comunidade portuguesa ali radicada.

Confirmando as valiosas qualidades pessoais e profissionais que o capitão-de-fragata Fonseca Ribeiro possui e, muito justamente, lhe granjeiam grande prestígio e o credenciam como um militar de elevada craveira, é de toda a justiça considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.

30 de Novembro de 2007. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1649827.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda