Louvo o licenciado Gilberto Jorge Sousa Jerónimo pela forma distinta e muito dedicada como, durante um ano e meio, exerceu as funções de Adjunto Diplomático do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar.
O Dr. Gilberto Jerónimo demonstrou, no desempenho das variadas e complexas tarefas que lhe foram cometidas, excelentes qualidades de trabalho, sólidos conhecimentos e inexcedível dedicação, conjuntamente com notáveis qualidades pessoais.
No seu desempenho é de destacar não só o apoio ao planeamento e execução da agenda internacional do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, mas também a preparação de apresentações e intervenções, particularmente no âmbito dos assuntos do mar relativos à Presidência Portuguesa do Conselho da UE.
Foi igualmente relevante o acompanhamento e a ligação que manteve em permanência com o MNE, com as missões diplomáticas e Adidos de Defesa com destaque para a área da Cooperação Técnico-Militar.
De realçar também o importante papel que teve no acompanhamento das questões relativas à instalação das agências europeias com sede em Lisboa, presidindo ao grupo de trabalho técnico e preparando as reuniões a nível político, evidenciando, também neste domínio, as suas reconhecidas aptidões profissionais aliadas ao bom senso e facilidade de relacionamento pessoal.
Refira-se ainda que preparou e acompanhou, com imenso zelo e rigor, todas as audiências que o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar concedeu a entidades estrangeiras e manteve uma estreita e fácil ligação com o meu Gabinete.
Dotado de sólidos dotes de carácter e relevante espírito de bem servir, o seu procedimento foi em todas as circunstâncias pautado pela correcção, extrema lealdade, discrição e boa disposição que ajudaram a criar um são, agradável e motivador ambiente de trabalho entre os membros de ambos os Gabinetes.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 312/2002 de 27 de Dezembro, atento o disposto no artigo 25.º e no n.º 2 do artigo 27.º do mesmo diploma, concedo a Medalha da Defesa Nacional - 2.ª Classe, ao licenciado Gilberto Jorge Sousa Jerónimo, porquanto considero que a sua acção contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.
14 de Janeiro de 2008. - O Ministro da Defesa Nacional, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira.