Provimento do cargo de Director de Serviços da Direcção de Serviços de Prospectiva Estratégica do Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.
Para o preenchimento do lugar de Director de Serviços a Direcção de Serviços de Prospectiva Estratégica do Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, procedeu-se à publicitação do respectivo procedimento concursal através da publicação no Diário da República, através de Aviso nº. 13146/2007 de 20 de Junho e da bolsa de emprego público, tendo-se apresentado um candidato.
Analisado o Curriculum Vitae do candidato à luz do perfil pretendido para o preenchimento do lugar, das competências da unidade orgânica para a qual foi aberto o procedimento concursal e tendo em conta a entrevista realizada, nomeio em comissão de serviço por um período de três anos, o licenciado Carlos Manuel Inácio Figueiredo, Director de Serviços da Direcção de Serviços de Prospectiva Estratégica.
O agora nomeado é licenciado em Economia e possui formação complementar relevante para o adequado exercício das funções. Entre Maio de 2004 e Abril de 2007 exerceu funções de Director de Serviços de Prospectiva no Departamento de Prospectiva e Planeamento. Ao longo da sua carreira exerceu cargos de direcção em diversas instituições, como presidente do Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP), presidente da Comissão de Coordenação da Região Alentejo e director de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva, reunindo uma vasta actividade profissional na área da economia portuguesa e de formulação de políticas, bem como na análise de temas da economia internacional. A experiência profissional do licenciado Carlos Manuel Inácio Figueiredo está evidenciada na nota curricular em anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante.
O licenciado Carlos Manuel Inácio Figueiredo reúne, assim, as condições exigidas para o preenchimento do cargo de Director de Serviços de prospectiva Estratégica de Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais.
A presente nomeação produz efeitos a partir do dia 13 de Agosto de 2007.
2 de Janeiro de 2008. - A Directora-Geral, Maria Manuela dos Santos Proença.
Nota curricular
Identificação
Carlos Manuel Inácio Figueiredo, portador do Bilhete de Identidade n.º 1114105, de 11 de Abril de 2006, emitido pelo Arquivo de Identificação de Lisboa, filho de Carlos Marques Figueiredo e de Maria Rosete da Palma Inácio Figueiredo, natural da Freguesia de Santa Maria da Feira, concelho e distrito de Beja, residente na Freguesia do Lumiar, concelho e distrito de Lisboa, Rua Prof. Alfredo de Sousa n.º 7, 5º Dto., 1600-188, Lisboa.
Habilitações académicas Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia (ISE), da Universidade Técnica de Lisboa (1974), com a classificação final de 14 valores.
Formação complementar mais recente:
Seminário de Formação "Méthodes et Pratiques de Prospective Territoriale", promovido pela Futuribles International - Associação Internacional de Prospectiva, Paris - Março de 2007.
Seminário de Alta Direcção, realizado no INA de 11 a 15 de Abril de 2005.
Curso de Especialização "Regional Development Strategies and Spatial Planning", Autumn School 2000, SIRIUS, Stockholm - Suécia.
Situação profissional actual:
Assessor Principal na Direcção de Serviços de Prospectiva Estratégica, exercendo as funções de director de serviços em substituição, do Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais(DPP), Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.
Assistente convidado do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Membro do Conselho de administração da empresa Somincor, com funções não executivas.
Membro da Comissão Directiva do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (IED), com funções não executivas.
Actividade profissional e principais funções desempenhadas na área da gestão pública e privada:
Director de Serviços de Prospectiva do Departamento de Prospectiva e Planeamento (DPP) no período compreendido entre 26 de Maio de 2004 e 30 de Abril de 2007.
Presidente do Conselho de administração do Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP), no período compreendido entre Abril de 1998 e Novembro de 2002.
Director Coordenador da área de Banca Institucional do Banco de Comércio e Indústria - BCI (Grupo Santander), no período compreendido entre Julho de 1997 e Abril de 1998.
Presidente da Comissão de Coordenação da Região Alentejo (CCRA), Ministério do Planeamento e Administração do Território, no período compreendido entre Junho de 1996 e Julho de 1997.
Director de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA), no período compreendido entre Junho de 1995 e Março de 1996.
Alguns trabalhos e artigos mais recentes publicados e ou divulgados
"Contributos para uma Política de Reforço da Atractividade e Dinamismo Económico dos Eixos Urbanos Não Metropolitanos" co-autoria; Documento Interno DPP, 2006, Ministério do Ambiente Ordenamento do Território e desenvolvimento Regional.
"Os Principais Centros de Decisão Empresarial em Espanha" co-autoria; DPP Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e desenvolvimento Regional, 2005
"Finlândia: Uma Aposta na Globalização e na Tecnologia - Factores de sucesso e desafios futuros", co-autoria. Informação Internacional, vol. I, 2004, Departamento de Prospectiva e Planeamento (DPP), Ministério das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional.
"Espanha: A banca espanhola e o boom imobiliário", Prospectiva e Planeamento, vol.11, 2004, Departamento de Prospectiva e Planeamento (DPP), Ministério das Finanças.
"Alemanha - O Sector Bancário à Prova", Informação Internacional - Análise Económica e Política, volume I, 2003, Departamento de Prospectiva e Planeamento (DPP), Ministério das Finanças.
"Alemanha e Japão - Duas Economias com uma aparente sintonia de trajectórias de crescimento, mas com o risco de deflação sempre presente no horizonte", Informação Internacional - Análise Económica e Política, 2002, Departamento de Prospectiva e Planeamento, Ministério das Finanças.