Provimento do cargo de Director de Serviços de Desenvolvimento Sustentável e Competitividade do Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.
Para o preenchimento do lugar de Director de Serviços da Direcção de Serviços de Desenvolvimento Sustentável e Competitividade do Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, procedeu-se à publicitação do respectivo procedimento concursal através da publicação no Diário da República, através de Aviso nº. 13333/2007 publicado no Diário da República 2.ª série de 24 de Julho de 2007 e da bolsa de emprego público, tendo sido recepcionadas quatro candidaturas, duas das quais não foram admitidas devido a não terem sido entregues as declarações emitidas pelo serviço ou organismo de origem, que comprovem a categoria, o vínculo à função pública, o tempo de serviço na categoria, carreira e função pública.
Analisado o Curriculum Vitae da candidata à luz do perfil pretendido para o preenchimento do lugar, das competências da unidade orgânica para a qual foi aberto o procedimento concursal e tendo em conta a entrevista realizada, nomeio a licenciado Ana Maria Fialho Figueiredo Dias, Directora de Serviços da Direcção de Serviços de Desenvolvimento Sustentável e Competitividade.
A agora nomeada é licenciada em Economia, possui duas pós-graduações em econometria e outra em economia e possui formação complementar relevante para o adequado exercício das funções. Entre 1997 e Abril de 2007 exerceu funções de Directora de Serviços Macroeconomia e Planeamento. Ao longo da sua carreira desenvolveu diversos trabalhos na área de concepção de instrumentos de modelização para avaliação de impactos macroeconómicos e para cenarização macroeconómica, tendo realizado diversos exercícios aplicados à economia portuguesa, designadamente no âmbito dos Quadros Comunitários de Apoio. Neste domínio tem publicado numerosos e valiosos textos e documentos. A experiência profissional da licenciada Ana Maria Fialho Figueiredo Dias está evidenciada na nota curricular em anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante. A licenciada Ana Maria Fialho Figueiredo Dias reúne, assim, as condições exigidas por lei para o preenchimento do cargo de Director de Serviços de Desenvolvimento Sustentável e Competitividade do Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais.
A presente nomeação produz efeitos a partir do dia 25 de Setembro de 2007.
27 de Dezembro de 2007. - A Directora-Geral, Maria Manuela dos Santos Proença.
Nota curricular
Nome: Ana Maria Fialho de Figueiredo Dias
Habilitações Académicas:
Licenciatura em Economia pelo ISCEF, Universidade Técnica de Lisboa (1973) com a classificação final de 15 valores; parte escolar do Mestrado em Economia, Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa (1984) com a média final de 16 valores; Master of Commerce in Econometrics, Universidade de New South Wales, Austrália (1988).
Experiência profissional:
Desde 1989 - no Departamento de Prospectiva e Planeamento
Categoria actual: Assessora Principal.
Funções de chefia: Directora de Serviços de Desenvolvimento Sustentável e Competitividade, em regime de substituição, desde 1 de Maio de 2007; Directora de Serviços de Macroeconomia e Planeamento de 1997 a Abril de 2007; Chefe de Divisão de Modelos e Metodologias de 1991 a 1997.
De entre os trabalhos que tem desenvolvido e coordenado no DPP, destacam-se a construção de modelos macroeconométricos e de base input-output para a economia portuguesa e a sua utilização na preparação de cenários macroeconómicos e na avaliação do impacto (nacional, sectorial e regional) de políticas públicas e de programas de investimento, designadamente dos Quadros Comunitários de Apoio, do PIDDAC e da EXPO'98.
1984-95 e 1989: Assistente convidada do Instituto Superior de Economia, tendo leccionado as disciplinas de Introdução à Economia (licenciatura) e de Econometria Aplicada (Mestrado).
1986-88: Funções técnicas na Prices Surveillance Authority (Austrália).
1973-85: Técnica do Centro de Estudos de Planeamento/IACEP (Núcleo de Estudos Económicos e da Conjuntura), onde trabalhou em análise de conjuntura e métodos de análise e previsão conjuntural.