Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 8/2008, de 3 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de infantaria pára-quedista Paulo José de Sousa Teles Serra Pedro

Texto do documento

Louvor 8/2008

Louvo o Tenente-coronel de Infantaria Pára-quedista, NIM 16583686 Paulo José de Sousa Teles Serra Pedro, pela forma excepcionalmente competente, muito esclarecida e altamente meritória como desempenhou as funções de Comandante da Força de Reacção Rápida, Força Nacional Destacada Portuguesa na Força Internacional de Assistência e Segurança no Afeganistão (QRF/FND/ISAF).

Releva-se a notável acção que exerceu durante o aprontamento, em especial no planeamento e coordenação da unidade, essencial à melhoria das capacidades operacionais da Força e aos excelentes resultados atingidos durante o cumprimento da Missão. Como Comandante da QRF/FND/ISAF, quer na fase de preparação da força, quer no Teatro de Operações (TO) do Afeganistão, ao serviço da ISAF, o Tenente-Coronel Serra Pedro evidenciou-se sobretudo pela sua capacidade de comando, tendo demonstrado saber incutir na força que liderou, um elevado espírito de disciplina, camaradagem e vontade de cumprir as missões que lhes foram confiadas.

Sob a sua sagaz orientação, a QRF/FND/ISAF cumpriu com eficácia e eficiência todas as missões que lhe foram cometidas, evidenciando sempre uma elevada capacidade de resposta, mesmo quando em operações solicitadas com curto pré-aviso temporal, como foi o caso da operação conduzida com a finalidade de garantir a segurança do Aeroporto de Kandahar, logo após a chegada da força ao TO. A elevada prontidão e proficiência demonstrada nas operações realizadas na província de Farah e em todas as outras efectuadas na área de Kabul, estas na dependência do Comando Regional (Regional Command Capital), mereceu os mais rasgados elogios das mais altas instâncias internacionais, sob cujas ordens trabalhou e cujo eco a par e passo foi chegando às Autoridades Militares Portuguesas. Enfrentando as dificuldades inerentes ao cumprimento da Missão, soube assumir-se como um verdadeiro Líder, pautando a sua conduta dentro das normas da disciplina e do respeito, sempre que se viu confrontado com situações em que poderia estar em causa quer o bem-estar, quer a segurança dos seus homens, no sentido de preservar ao máximo o potencial humano confiado à sua responsabilidade.

Oficial possuidor de uma elevada competência técnico-profissional e de reconhecida coragem moral, o Tenente-coronel Serra Pedro comandou um grupo extremamente coeso, impondo-se à estima e ao respeito dos seus inferiores hierárquicos, tendo-os por diversas vezes acompanhado pessoalmente em missões de elevado risco, nas quais funcionou amiúde como mais um "soldado" dentro da força onde estava inserido, atitude demonstrativa da enorme confiança que depositava nos Comandantes seus subordinados.

No exercício das suas funções revelou ser possuidor dum elevado espírito de missão, praticando em elevado grau a virtude da lealdade e demonstrando em todas as circunstâncias um inaudito espírito de sacrifício e uma abnegação exemplar, mostrando-se por isso digno de ocupar postos de maior risco e responsabilidade.

Pelas excepcionais qualidades e virtudes militares permanentemente patenteadas e pela forma superior como desempenhou as funções de Comandante da QRF/FND/ISAF, a qual contribuiu para a afirmação do bom nome de Portugal perante a NATO, o Tenente-coronel Serra Pedro impôs-se ao respeito e consideração de todos e tornou-se merecedor de ver os serviços por si prestados, qualificados como relevantes, extraordinários e distintos, tendo contribuído significativamente para o prestígio, a honra e lustre do Exército, das Forças Armadas e do País.

3 de Setembro de 2007. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1635754.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda