Nos termos do nº 8 do artigo 1º da Portaria 377/2007, de 30 de Março, o Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica são dirigidos por um único director.
No cumprimento dessa determinação legal, nomeei, em regime de substituição, a Dr.ª Matilde Tomás do Couto, directora do Museu José Malhoa e do Museu da Cerâmica.
Tal decisão, tomada no quadro de aplicação do PRACE, não visa a uniformização de identidades ou missões daqueles dois museus, antes pretende assegurar uma melhor complementaridade de acções e uma maior eficácia na gestão dos recursos afectos às duas instituições.
Sendo necessário assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido pelo Museu da Cerâmica e atendendo a que a Dr.ª Matilde Tomás do Couto tem de assegurar o complexo processo de reinstalação das colecções do Museu José Malhoa e acompanhar a conclusão das obras em curso naquele museu, determino que a Dr.ª Cristina Horta, assegure, sob directa orientação da Direcção do IMC, a coordenação do Museu da Cerâmica, até à conclusão do concurso para dirigente que irá decorrer nos termos definidos na legislação aplicável, cabendo-lhe garantir a realização do plano de actividades e a gestão quotidiana do Museu da Cerâmica.
26 de Outubro de 2007. - O Director, Manuel Bairrão Oleiro.