Louvo o coronel de administração aeronáutica NIP 059692-C, Nelson José Ribeiro da Cunha e Silva pela forma altamente competente como durante o meu mandato como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, exerceu as funções de adjunto administrativo do meu Gabinete, completando cerca de sete anos no exercício destas funções nelas denotando as elevadas qualidades profissionais e pessoais que já lhe eram sobejamente conhecidas.
Oficial com sólida formação militar, cultivando em elevado grau as virtudes da lealdade, do sentido do dever e do espírito de missão, pautou a sua acção por uma inexcedível correcção, total dedicação ao serviço e permanente disponibilidade. Dotado de excepcional competência técnica e de profunda experiência profissional nas áreas administrativa, económica e financeira, garantiu, nestas áreas, as melhores condições para o bom funcionamento do Gabinete.
No desempenho das funções de estado-maior inerentes ao seu cargo, o coronel Cunha e Silva desenvolveu uma notável acção, designadamente no acompanhamento da execução orçamental das Forças Armadas e em particular do Estado-Maior-General, tendo, ainda, sob a sua responsabilidade a gestão da área do apoio logístico do Gabinete, nomeadamente nos aspectos relacionados com a representação e protocolo. O trabalho por si desenvolvido ficou marcado por um forte sentido de oportunidade, realismo, capacidade crítica e responsabilidade, empenhando-se sem reserva e com frontalidade na defesa das posições que entendeu melhor acautelarem o interesse nacional e das Forças Armadas, no plano institucional.
Pelas qualidades profissionais e pessoais que evidenciou nas missões de que foi incumbido, é pois merecedor de ver publicamente reconhecida e exaltada, através deste louvor, a forma significativa como contribuiu para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
12 de Outubro de 2007. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.