Louvo o contra-almirante NII 57069, Bento Manuel Almeida Gonçalves, pela forma altamente competente como exerceu, durante cerca de treze meses, as funções de meu representante junto do Quartel-General do Comando Supremo das Forças Aliadas na Europa (SHAPE).
Dotado de uma forte consciência de missão, espírito de bem servir, dinamismo e determinação, assentes numa cuidada reflexão e firmeza de propósitos, o contra-almirante Almeida Gonçalves soube dignificar a Representação Nacional junto do SHAPE de forma brilhante e altamente meritória, ao qual não será alheia a sua sólida formação militar e experiência acumulada ao longo da sua brilhante carreira. Do ponto de vista pessoal, sublinho o trato fácil e extremamente correcto que o contra-almirante Almeida Gonçalves sempre evidenciou, granjeando-lhe a enorme admiração e respeito daqueles que com ele privaram, tanto nacionais como estrangeiros, sendo ainda de enaltecer o cuidado que sempre demonstrou para com o bem-estar dos militares a prestar serviço naquele Quartel-General NATO. Devo sublinhar a relevância que colocou na motivação da comunidade nacional existente no SHAPE relativamente à sua inserção na vasta comunidade internacional que ali presta serviço.
No desempenho das suas funções, o contra-almirante Almeida Gonçalves desenvolveu uma notável acção, apoiando-me de forma competente na tomada de decisões das matérias sob a minha responsabilidade. Mostrou-se sempre cuidadoso e ponderado no tratamento de questões de extrema sensibilidade para os países membros da Aliança, tendo pautado a sua actuação pela constante procura das melhores soluções, que servissem tanto o interesse nacional como da Aliança.
Pelas qualidades profissionais e pessoais evidenciadas, com elevado brilho, no desempenho do cargo para o qual foi nomeado, é pois merecedor de ver publicamente reconhecida e exaltada, através deste louvor, a forma significativa como contribuiu para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
9 de Outubro de 2007. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.