Louvo o capitão-de-fragata NII 20881, Aníbal Júlio Maurício Soares Ribeiro pela forma como desempenhou durante os 36 meses da sua comissão, as funções de Staff Officer - Evaluation no Headquarters Supreme Allied Commander Transformation.
Destacam-se importantes responsabilidades assumidas, nomeadamente no desempenho das funções de Lessons Learned Section Head que incluem, entre outras, a sub-função de Action Officer para a interface entre este comando e o Joint Analysis and Lessons Learned Center (JALLC) e, numa fase ulterior, de Chairman do Allied Commander Transformation Lessons Learned Working Group. Em todas elas o capitão-de-fragata Soares Ribeiro cumpriu tarefas de grande importância para o processo de transformação da NATO no que con-
cerne ao desenvolvimento da capacidade para a incorporação de informação de retorno e desenvolvimento de conhecimento organizacional dentro da NATO Command Structure, designado por Processo de Análise de Operações e Lições Aprendidas. Tal capacidade é hoje reconhecida como essencial para as modernas organizações e, consequentemente, para a relevância actual e futura das instituições.
Neste âmbito, são de realçar as frequentes intervenções e apresentações feitas por este oficial ao Command Group relativas ao estabelecimento e aperfeiçoamento de doutrina, e dos inerentes processos e procedimentos sobre lições aprendidas, bem como os seus inúmeros encontros com representantes do Allied Command Operations (ACO) e outras entidades NATO e de diversos Estados membros e parceiros para a paz. Tais esforços culminaram com a recente promulgação da Bi-SC Directive 80-06 "Lessons Learned", na qual os comandantes estratégicos da NATO estabeleceram, formalmente, as orientações político-militares para o processo das lições aprendidas.
O seu conhecimento sobre esta matéria, aliado ao seu grande entusiasmo e à sua extrema dedicação ao serviço, contribuíram de forma muito significativa para a implementação de uma nova cultura de aprendizagem organizacional na componente militar da NATO, traduzida numa atitude marcada pela maior colaboração entre entidades militares, apoiadas e apoiantes, na prossecução das finalidades e objectivos concorrentes estabelecidos para as campanhas militares dos diversos teatros de operações em que a NATO está envolvida. Esta aproximação não se esgota na execução das operações correntes e têm igualmente impacte nos exercícios que a Aliança conduz, no treino e no aprontamento de Estados maiores e das forças, e no desenvolvimento das futuras capacidades para médio e longo prazos. Tal reconhecimento foi, igualmente, objecto de elogios públicos por parte do Chief of Staff ACT, do Deputy Chief of Staff, Transformation ACT e do Director JALLC.
É por isso justo louvar o capitão-de-fragata Soares Ribeiro pelo seu desempenho no Headquarters Supreme Allied Commander Transformation, o qual constituiu lustre para o País e para as Forças Armadas, considerando os serviços por ele prestados como muito relevantes, extraordinários e distintos.
27 de Setembro de 2007. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.