Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 386/2007, de 1 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Louvo o major-general Francisco José Gonçalves Martins Baptista

Texto do documento

Louvor 386/2007

Louvo o major-general Francisco José Gonçalves Martins Baptista pela forma superior como desempenhou as funções que lhe foram cometidas neste Estado-Maior General nos últimos 21 meses. Inicialmente como chefe da Repartição de Planeamento Estratégico Militar na DIPLAEM e, posteriormente, como adjunto do adjunto do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas para o Planeamento e Operações, em que ficou bem patente a forma meritória, competente e dedicada como desempenhou estes cargos.

Como elemento primariamente responsável pelo planeamento estratégico da DIPLAEM, conduziu a sua acção com base em análises cuidadas e rigorosas, perspectivando assertivamente e acompanhando com objectividade os diversos temas em desenvolvimento no âmbito NATO e da União Europeia. Muito cuidadoso, quer na preparação ou supervisão dos pareceres e pontos de situação quer na formulação de propostas de actuação onde sempre ressaltaram grande profundidade e utilidade.

Caracterizado pela sua visão prospectiva, acompanhou os diversos assuntos relativos à "transformação", desde os aspectos conceptuais à sua aplicação nas forças armadas de diversos países, tendo assumido a sua divulgação com entusiasmo, obtendo resultados muito positivos. Participou igualmente na preparação e no acompanhamento de inúmeras reuniões e visitas de entidades e delegações, assim como nas apresentações sobre a missão do Estado-Maior-General, o que exigiu rigor de planeamento e adequada preparação, ficando bem patentes as suas qualidades, nível de conhecimentos profissionais e conduta irrepreensíveis.

Chamado a organizar e activar a célula militar de resposta do EMGFA, integrada na estrutura de missão da presidência portuguesa da União Europeia, conseguiu resolver todos os constrangimentos, com destaque para as áreas de organização, pessoal e apoio informático, mostrando-se sempre atento aos movimentos e interesses em presença, mantendo uma coordenação estreita com os elementos de outras entidades essenciais à presidência portuguesa, conseguindo actuar em antecipação e acompanhar muito de perto os detalhes relativos à preparação da mesma.

Oficial com um espírito particularmente objectivo e construtivo, conseguiu avaliar com perspicácia a evolução das situações, analisar problemas complexos com método e clareza contribuindo activamente para a melhoria da qualidade das decisões e controlo da sua execução, constituindo-se assim como um assessor fundamental para os assuntos de planeamento e operações.

Militar dotado de uma excelente presença e capacidade de relacionamento, aprumo e apresentação muito distintos, vincada personalidade, integridade de carácter, muito disciplinado, praticando em alto grau as virtudes da lealdade e camaradagem, evidenciou em todos os seus actos extrema correcção e assinalável capacidade de chefia granjeando completo apoio dos seus subordinados, conseguindo assim mobilizar vontades e atingir os objectivos traçados.

Pela forma como soube pôr à disposição do serviço as qualidades enunciadas, é merecedor de respeito, consideração e reconhecimento públicos, pois contribuiu de forma significativa para o cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

27 de Junho de 2007. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1592220.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda