Despacho 13 417-T/2007
Sob proposta da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi, pela deliberação do Senado n.º 150/2006, de 6 de Novembro, aprovada a adequação do 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em História Contemporânea: Economia, Sociedade e Relações Internacionais.
Na sequência do registo da referida adequação na Direcção-Geral do Ensino Superior, com o n.º R/B - AD-316/2007, e em cumprimento do Despacho do Director-Geral, n.º 4571/2007, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 51, de 13 de Março, procede-se em anexo à publicação da estrutura curricular e plano de estudos do Mestrado acima referido.
2 de Maio de 2007. - O Vice-Reitor, António Gomes Martins.
ANEXOS
I - Estrutura curricular
1 - Estabelecimento de ensino - Universidade de Coimbra.
2 - Unidade orgânica - Faculdade de Letras.
3 - Curso - História, Especialização em História Contemporânea - Economia, Sociedade e Relações Internacionais.
4 - Grau ou diploma - mestrado (2.º ciclo).
5 - Área científica predominante do curso - História.
6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma - 120 ECTS.
7 - Duração normal do curso - 2 anos (4 semestres).
8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture (se aplicável) - não aplicável.
9 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:
QUADRO N.º 1
Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do Grau de Mestre em História, Especialização em História Contemporânea: Economia, Sociedade e Relações internacionais
(ver documento original)
10 - Observações:
Aos alunos que obtiverem aproveitamento nas unidades curriculares do primeiro ano do ciclo de Estudos de Mestrado, ou seja, 60 créditos, será atribuído um Diploma de Pós-Graduação em História, Especialização em História Contemporânea : Economia, Sociedade e Relações Internacionais.
II - Plano de estudos
Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
História Contemporânea: Economia, Sociedade e Relações Internacionais
Mestrado
História
1.º, 2.º, 3.º e 4.º semestres
QUADRO N.º 3
(ver documento original)
III - Caracterização do curso
QUADRO N.º 4
Caracterizaçâo do curso
Estabelecimento de ensino - Universidade de Coimbra.
Unidade orgânica - Faculdade de Letras.
Denominação do curso - História, Especialização em História Contemporânea: Economia, Sociedade e Relações Internacionais.
Grau - mestrado.
Área científica predominante do curso - História.
Número de créditos - 120 ECTS.
Duração normal do curso - 2 anos (4 semestres).
O Plano de Estudos do Mestrado em História, Especialização em História Contemporânea: Economia, Sociedade e Relações Internacionais organiza-se com base em duas componentes distintas: uma formada por unidades curriculares comuns (obrigatórias) e outra constituída por unidades curriculares de especialização e de opção. O programa integra várias áreas do saber leccionadas na Universidade de Coimbra. Prevê-se apenas uma via de especialização, que se consubstancia na elaboração de uma dissertação ou de um projecto de investigação.
Este plano de estudos apresenta a seguinte estrutura interna.
O primeiro e segundo semestres consistem, cada um deles, num conjunto de três seminários principais e dois complementares.
Embora se reconheça a vantagem de uma ampla liberdade na escolha dos seminários complementares, entende-se que as áreas científicas preferenciais deverão ser as seguintes: Antropologia, Ciência da Informação, Ciências da Comunicação, Direito, Economia, Estudos Artísticos, Estudos Europeus, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Línguas Modernas, Literaturas Modernas, Sociologia e Turismo. O objectivo destes seminários complementares é possibilitar a frequência de unidades de ensino e investigação que possam contribuir para reforçar a perspectiva interdisciplinar
Durante o terceiro e o quarto semestres, os alunos realizarão uma dissertação ou um projecto de investigação, cuja elaboração será apoiada por dois seminários de acompanhamento. Estes terão uma componente teórica e outra metodológica. Na primeira, serão estudados os conceitos e princípios fundamentais da História Económica, Social e Política; na segunda, os mestrandos aprenderão a utilizar de forma adequada as fontes, métodos e técnicas de pesquisa apropriadas aos domínios científicos que integram este Mestrado.