Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 8577/2007, de 14 de Maio

Partilhar:

Sumário

Contratação em regime de contrato administrativo de provimento da Doutora Cláudia Maria Azenha Margato de Ramalho Sousa

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 8577/2007

Por despacho 2 de Abril de 2007 do reitor da Universidade Nova de Lisboa, foi com a Doutora Cláudia Maria Azenha Margato de Ramalho Sousa, professora auxiliar convidada a 30% na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, celebrado contrato administrativo de provimento, nos termos dos artigos 15.º e 31.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, como professora auxiliar convidada a 100%, em regime de tempo integral, na mesma Faculdade, por conveniência urgente de serviço, a partir de 20 de Fevereiro de 2007, considerando-se rescindido o anterior contrato com esta Faculdade. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Parecer

Considerando a proposta de reformulação do contrato da Doutora Cláudia Maria Azenha Margato de Ramalho Sousa, professora auxiliar convidada a 30%, tendo em vista a passagem do actual vínculo a um contrato de 100%, anota-se o seguinte:

A Doutora Cláudia Sousa é Doctor of Sciences pela Universidade de Quioto (Japão), através do seu Primate Research Institute, em 2003, com equivalência ao grau de doutor pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, por unanimidade, com distinção e louvor. Em fase anterior completa, em 1997, a licenciatura em Biologia e, em 2000, o mestrado em Evolução Humana, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL tem desempenhado funções docentes na licenciatura em Antropologia (disciplinas de Antropologia Física e Psicologia Evolutiva, desde 2000, no presente ano lectivo, também Biologia e Cultura e Evolução Bio-Sócio-Cultural, em substituição do Prof. Doutor Carlos Henriques de Jesus). É docente convidada da Universidade de Coimbra no mestrado em Evolução Humana (disciplina de Primatologia), desde 2004. Anota-se, a propósito, que deu continuidade à docência levada a efeito pelo Prof. Doutor Bracinha Vieira, professor aposentado, que aliás foi responsável pela indicação da Doutora Cláudia Sousa para desempenhar a actividade referida.

Em paralelo com a citada prática docente salienta-se, sob o ponto de vista da investigação, o seguinte:

a) Para além de coordenar o projecto financeiro pela FCT (POCTI/ANT/57434/2004) sobre a distribuição e relação com as comunidades humanas locais das populações de chimpanzés da região costeira da Guiné-Bissau, a Doutora Cláudia Sousa colabora ainda, neste âmbito, com o Departamento de Botânica e de Cartografia do IICT e com a equipa de investigação sobre o comportamento e cognição dos chimpanzés em habitat natural de Bossou (Guiné-Conaky), onde se desloca todos os anos para realizar trabalho de campo;

b) Co-orienta alunos de licenciatura e mestrado da Universidade de Coimbra em projectos no âmbito da primatologia (Universidade de Coimbra) e foi convidada para leccionar duas disciplinas de Primatologia no novo curso do 2.º ciclo de Antropologia Biológica da Universidade de Coimbra.

Entretanto, está a preparar o mestrado (curso de 2.º ciclo) de Antropologia Biológica da Universidade de Coimbra.

Em relação ao interesse no recrutamento da Doutora Cláudia Sousa, nos termos já referidos, é importante assinalar que a área de especialização de Antropologia Biológica só tem existido com esta característica na Universidade de Coimbra, facto que tem resultado numa potencial perda de alunos para a FCSH no momento das candidaturas ao 1.º ciclo. Para além disso, a nível do 2.º ciclo tem-se verificado que alguns alunos da FCSH têm ingressado no mestrado desta área oferecido pela Universidade de Coimbra completando, aliás, desde 1998, todas as vagas disponíveis.

No domínio da Antropologia Biológica nota-se um crescente interesse pela Primatologia, o que se pode constatar através da participação de especialistas nos congressos que se têm realizado em Portugal, e que levou à criação da Associação Portuguesa de Primatologia, já com 65 sócios efectivos (a Doutora Cláudia Sousa é vice-presidente desta Associação). A nossa Faculdade tem todo o interesse em situar-se na primeira linha de investigação nesta área em Portugal, aproveitando a experiência desta nossa especialista, conforme se pode comprovar na análise do curriculum vitae em anexo.

Nestes termos, os signatários julgam oportuna a proposta de reformulação do contrato da Doutora Cláudia Sousa como professora auxiliar a 100% e consideram uma mais-valia para a nossa Universidade a sua presença a tempo pleno na actividade docente e de investigação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.

Os relatores: Jorge Narciso Ferreira Oliveira Crespo - Jil Rosamaria Reaney Dias - Susana Salvaterra Trovão Pereira Bastos.

16 de Abril de 2007. - O Director, João Sàágua.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1566033.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda