A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 182/2007, de 7 de Maio

Partilhar:

Sumário

Louva o contra-almirante João José Ferreira Rodrigues Cancela

Texto do documento

Louvor 182/2007

O contra-almirante João José Ferreira Rodrigues Cancela termina a sua comissão de serviço no Estado-Maior-General das Forças Armadas e passa à situação de reserva ao fim de quase 40 anos de serviço, em que exerceu as mais variadas funções de forma exemplar, prestigiando-se a si próprio, à Marinha e às Forças Armadas.

Nos últimos dois anos desempenhou de forma excepcional as exigentes funções de chefe da Divisão de Operações do Estado-Maior-General das Forças Armadas, em acumulação com as de chefe de Estado-Maior do Centro de Operações Conjunto, revelando, no âmbito técnico-profissional, extraordinário desempenho e elevada competência. Dotado de espírito prático, inconformista e inovador, pautou a sua acção por um objectivo assumido de contribuir para umas Forças Armadas mais eficientes nos processos de trabalho, mais racionais nas suas estruturas e mais conjuntas nos seus conceitos e capacidades. No âmbito das suas atribuições relacionadas com o planeamento do emprego das Forças Nacionais no curto e médio prazo, a sua acção fez-se sentir na sistematização de procedimentos para a projecção das Forças Nacionais Destacadas, no planeamento do emprego de forças no âmbito da NATO, da União Europeia e da ONU, na preparação da Força de Reacção Imediata e na actualização de planos e exercícios, entre outras tarefas. Como chefe do Estado-Maior do Centro de Operações Conjunto dedicou especial atenção ao acompanhamento da situação nos vários teatros de operações, mantendo um contacto próximo e discreto com os comandantes das forças destacadas, tendo a sua acção esclarecida e capacidade de liderança muito contribuído para o sucesso alcançado neste âmbito.

Com notável cultura, sólida e diversificada formação militar, o contra-almirante Rodrigues Cancela associa ainda na sua pessoa um conjunto de capacidades específicas bem marcadas no campo da inteligência, da objectividade do raciocínio e na capacidade de análise dos problemas.

Possuidor de relevantes qualidades pessoais e profissionais, claramente evidenciadas, é pois merecedor de ver publicamente reconhecida e exaltada, através deste louvor, a forma significativa como contribuiu para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas.

9 de Março de 2007. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1564595.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda