A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 495-B/87, de 16 de Junho

Partilhar:

Sumário

Fixa os montantes dos contingentes de importação de banana.

Texto do documento

Portaria 495-B/87
de 16 de Junho
O mercado da banana vem sofrendo de vicissitudes diversas que têm conduzido à redução do consumo de uma maneira drástica e à subida de preços a níveis especulativos.

De facto, o consumo anual, no continente, que atingiu antes de 1975 valores da ordem das 86400 t, situou-se em 1986 no nível das 46500 t.

Não é lícito admitir que a redução do consumo encontre razão de ser na diminuição da procura; de facto, a banana é um fruto largamente difundido em Portugal, faz parte dos hábitos alimentares de um importante estrato populacional e é indiscutivelmente muito apreciada, nomeadamente pelas crianças, para quem é alimento de primeira necessidade. O consumo diminuiu porque tendo desaparecido o abastecimento da banana de origem angolana e tendo sido instituída protecção ao escoamento da banana da Região Autónoma da Madeira - a qual não é quantitativamente suficiente para assegurar o consumo aos níveis anteriores a 1975 e simultaneamente se apresenta a preços muito superiores aos dos mercados internacionais -, o sistema de contingentação apertada em vigor reduziu a oferta do produto bastante abaixo das reais necessidades do consumo.

A experiência de 1986 e do início de 1987 aconselham a que a prática da fixação dos contingentes seja revista por forma a levar a oferta no continente aos níveis que o consumo real exige, obviando a práticas ilegais de importação reconhecidas e evitando especulações nos preços, o que também é do conhecimento público.

Assim, ao abrigo do disposto nos n.os 2, 3 e 4 do artigo 16.º do Decreto-Lei 503/85, de 30 de Dezembro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira e pelos Ministros da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Indústria e Comércio, o seguinte:

1.º Os montantes dos contingentes de importação de banana previstos no n.º 2 do artigo 16.º do Decreto-Lei 503/85, de 30 de Dezembro, são os seguintes:

Período de 1 de Junho de 1987 a 30 de Novembro de 1987:
8500 t, com a seguinte distribuição mensal de importações:
Junho - 3000 t;
Julho - 2000 t;
Outubro - 1500 t;
Novembro - 2000 t.
Período de 1 de Dezembro de 1987 a 31 de Maio de 1988:
31000 t, com a seguinte distribuição mensal de importações:
Dezembro - 4000 t;
Janeiro e Fevereiro - 6000 t/mês;
Março a Maio - 5000 t/mês.
2.º - 1 - Os montantes dos contingentes fixados no número anterior pressupõem a entrada, no continente, de banana produzida na Região Autónoma da Madeira - nas condições de qualidade conformes com o disposto nas normas constantes do anexo à Portaria 961-A/85, de 30 de Dezembro - em quantidades compatíveis com o consumo real aproximado naquele, as quais deverão mensalmente ser as seguintes:

Junho - 2500 t;
Julho - 3500 t;
Agosto e Setembro - 5000 t/mês;
Outubro - 5500 t;
Novembro - 5000 t;
Dezembro - 3000 t;
Janeiro e Fevereiro - 1000 t/mês;
Março a Maio - 2000 t/mês.
2 - Quando as entradas no continente, de banana produzida na Região Autónoma da Madeira, com a qualidade referida no número anterior, não atingirem, na primeira quinzena de cada mês ou durante todo o mês, respectivamente, metade ou a totalidade dos quantitativos previstos no referido número, a Direcção-Geral do Comércio Externo (DGCE) abrirá concurso público, no primeiro caso, para um contingente adicional de 1000 t e, no segundo caso, para um contingente igual à diferença entre as quantidades entradas e os montantes previstos no n.º 1 deste número, com o quantitativo mínimo de 1000 t caso não tenha havido contingente adicional no seguimento da 1.ª quinzena.

3 - Sem prejuízo do estipulado no número anterior poderão ser estabelecidos outros contingentes adicionais por despacho conjunto dos Ministros da República para a Região Autónoma da Madeira e da Indústria e Comércio sempre que o considerem imprescindível para o normal abastecimento do continente.

4 - Competirá ao Instituto de Qualidade Alimentar (IQA) e à Direcção-Geral de Inspecção Económica (DGIE) confirmarem quinzenalmente as quantidades de banana produzida na Região Autónoma da Madeira entradas no continente com a qualidade requerida, por forma a permitir à DGCE a abertura eventual dos contingentes adicionais previstos no n.º 2 deste número.

3.º Os concursos serão abertos nos primeiros cinco dias úteis seguintes ao final da quinzena ou do mês.

4.º É revogada a Portaria 735/86, de 5 de Dezembro.
Gabinete do Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira e Ministérios da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Indústria e Comércio.

Assinada em 12 de Junho de 1987.
O Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, Lino Dias Miguel. - Pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, António Amaro de Matos, Secretário de Estado da Alimentação. - Pelo Ministro da Indústria e Comércio, Jorge Manuel Águas da Ponte Silva Marques, Secretário de Estado do Comércio Interno.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/156334.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-12-30 - Decreto-Lei 503/85 - Ministério da Indústria e Comércio

    Estabelece uma organização nacional de mercado para a banana. Cria a Comissão Permanente e o Conselho Consultivo da Produção e Comercialização da Banana, fixando as respectivas atribuições e composição.

  • Tem documento Em vigor 1985-12-30 - Portaria 961-A/85 - Gabinetes dos Ministros da República para as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e Ministérios da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Indústria e Comércio

    Estabelece normas de qualidade para a banana a ser consumida no estado fresco.

  • Tem documento Em vigor 1986-12-05 - Portaria 735/86 - Gabinetes dos Ministros da República para as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e Ministérios da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Indústria e Comércio

    Fixa os contingentes de importação de banana no período de Dezembro de 1986 a Maio de 1987.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda