A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 733/75, de 23 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Revoga o n.º 2 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 201/75, de 15 de Abril, que estabelece o novo regime relativo ao arrendamento rural.

Texto do documento

Decreto-Lei 733/75

de 23 de Dezembro

A norma legal contida no n.º 2 do artigo 14.º do Decreto-Lei 201/75, de 15 de Abril, revelou-se inadequada em face do grande número de emigrantes regressados e na expectativa de regresso das ex-colónias e de outros países.

Estes emigrantes são, em regra, originários das zonas rurais onde, em muitos casos, eram pequenos agricultores em terra própria. Ao regressarem, e tendo em conta a crise existente nos sectores das indústrias e serviços, os emigrantes pretendem garantir a sua subsistência trabalhando as terras de que são proprietários.

O Decreto-Lei 201/75 (Lei do Arrendamento Rural) prevê essa possibilidade, permitindo a denúncia do contrato de arrendamento com salvaguarda dos legítimos interesses dos arrendatários, mas condiciona-se ao decurso do prazo de dezoito anos sobre o início do contrato.

Dado que os legítimos interesses dos rendeiros estão devidamente salvaguardados pelas condições de denúncia previstas nos artigos 14.º a 17.º do referido decreto-lei, justifica-se a eliminação do decurso do prazo de dezoito anos como condição para a denúncia do contrato de arrendamento prevista no referido artigo 14.º, através da revogação do n.º 2 desse artigo.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo artigo 3.º, n.º 1, alínea 3), da Lei Constitucional 6/75, de 26 de Março, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo único. É revogado o n.º 2 do artigo 14.º do Decreto-Lei 201/75, de 15 de Abril.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - José Baptista Pinheiro de Azevedo - João de Deus Pinheiro Farinha - António Poppe Lopes Cardoso.

Promulgado em 12 de Dezembro de 1975.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/12/23/plain-156242.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/156242.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda