Por proposta do director da Estação Ibéria NATO, louvo o 064577-L, primeiro-sargento MELECA Armando Manuel Gonçalves Pereira, pelo exemplar espírito de missão, dedicação e elevadíssima competência com que vem desempenhando, ao longo dos últimos seis anos, as funções de técnico de electrónica naquela Estação.
Militar de elevadíssimo aprumo e exemplar correcção, o 1SAR MELECA Pereira demonstrou ser um precioso colaborador em áreas que muitas vezes ultrapassam as suas atribuições técnicas específicas, desenvolvendo um trabalho minucioso e de elevada qualidade. Os seus vastos, sólidos e multifacetados conhecimentos técnicos tornaram-no um profissional muito creditado e uma referência dentro da equipa, sendo a sua assistência frequentemente solicitada, mesmo quando não se encontrava de serviço, tendo, por isso, sacrificado muito do seu tempo livre. De bom grado o fez sempre, pois o seu forte sentido de camaradagem e a sua exemplar entrega ao serviço assim o determinavam.
Do seu paciente labor e, sobretudo, da sua extraordinária iniciativa resultou grande proveito para a sua unidade, de que são exemplo a informatização da Estação - com o estabelecimento de uma rede computorizada e desenvolvimento do sistema informático interno em termos de eficácia, controlo e segurança - e a compilação dos planos de manutenção preventiva do sistema. Dos seus trabalhos mais recentes destaca-se o aperfeiçoamento dos procedimentos operacionais padrão (SOP) para a área técnica.
Assim, pelas elevadas qualidades profissionais, militares e pessoais demonstradas ao longo da sua comissão na Estação Ibéria NATO e pelo extraordinário trabalho ali desenvolvido, é de inteira justiça testemunhar publicamente o apreço pelos dedicados serviços do primeiro-sargento MELECA Armando Manuel Gonçalves Pereira, dos quais inequivocamente resultaram prestígio para as Forças Armadas e honra e lustre para a Defesa Nacional.
17 de Janeiro de 2007. - A Directora-Geral, Clarinda Mendes de Sousa.