Por ocasião da passagem à aposentação do Prof. Doutor Luís António de Castro Valadares Tavares, é meu dever destacar o seu relevante contributo para a construção de uma Administração Pública moderna. Homem de vasta cultura e grande criatividade, ao seu empenhamento e espírito de modernidade muito deve o Instituto Nacional de Administração, a cuja direcção presidiu durante os últimos anos e para o qual contribuiu para obter a reputação e prestígio de que goza, inclusivamente no plano internacional.
Neste momento é de elementar justiça relembrar e sublinhar o seu longo percurso universitário em Portugal e no estrangeiro e o prestígio de que goza na comunidade académica.
Os seus contributos para a modernização da Administração Pública resultaram de outros cargos públicos que exerceu e de posições assumidas em instituições internacionais e nacionais, relacionadas com a investigação, as políticas públicas e a Administração Pública, destacando-se, de entre eles, o de director-geral do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação, o de director do Programa de Informatização de Escolas do Banco Mundial e o de presidente do Comité de Educação da OCDE.
Por tudo isto, é-me grato prestar-lhe público louvor e declarar o elevado mérito dos serviços por ele prestados à Administração Pública.
12 de Março de 2007. - O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.