Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 4958/2007, de 15 de Março

Partilhar:

Sumário

Contrato administrativo de provimento com o Doutor António Onofre de Abreu Ribeiro Gonçalves como professor auxiliar convidado

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 4958/2007

Por despacho de 21 de Dezembro de 2006 do presidente do conselho directivo, proferido por delegação de competências (despacho 6402/2006, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 56, de 20 de Março de 2006), foi o Doutor António Onofre de Abreu Ribeiro Gonçalves contratado para exercer funções docentes como professor auxiliar convidado a 0% no Departamento de Física, por um ano, com início em 1 de Janeiro de 2007. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária

O Doutor António Onofre de Abreu Ribeiro Gonçalves estudou Física na Universidade de Coimbra, tendo concluído a licenciatura em 1987 com a classificação de Muito bom (16 valores). Integrando o LIP desde esse ano, elaborou no CERN, no âmbito da Experiência PS195/CPLEAR, uma tese de doutoramento defendida na Universidade de Coimbra em 1995, tendo sido aprovado com distinção e louvor. Prosseguiu o seu trabalho em Física de Partículas, na Experiência DELPHI (no anel de colisão LEP) e na preparação da Experiência ATLAS (para o LHC), tendo obtido o grau de agregado em física pelo Instituto Superior Técnico em 2004. Exerceu funções docentes na Universidade de Coimbra como monitor e na Universidade Católica Portuguesa primeiro como assistente e desde 1995 como professor auxiliar. Em 2004 foi seleccionado pelo LIP para ocupar uma das vagas de investigador auxiliar no quadro do laboratório associado.

A sua excepcional carreira científica no campo da física de partículas levou-o a interessar-se na última década pela física do Quark Top, domínio em que ele próprio e o grupo do LIP - Coimbra que integra granjearam um bom reconhecimento entre a comunidade científica da especialidade. Uma boa parte deste sucesso deve-se à estratégia, que tem impulsionado, de juntar ao trabalho dos físicos experimentais do LIP os estudos levados a cabo por físicos teóricos de diversas instituições nacionais. O Doutor António Onofre Gonçalves é co-autor de cerca de três centenas de trabalhos (artigos publicados em revistas sujeitas a arbitragem e comunicações em conferências com publicações em actas).

A par da elevada qualidade do trabalho científico, tem dedicado particular atenção à formação de estudantes, tendo acompanhado estudantes de mestrado e de doutoramento, sendo actualmente co-supervisor de dois doutoramentos da FCTUC. São de salientar ainda as suas capacidades técnicas demonstradas nos desenvolvimentos e construção do sistema de identificação de partículas (PID) da CPLEAR e do veto do calorímetro de baixo ângulo (STIC) de DELPHI, ou no trabalho associado à produção de partes para o calorímetro hadrónico (TILECAL) de ATLAS, tudo actividades realizadas em boa parte em Coimbra e com a sua participação directa.

15 de Dezembro de 2006. - O Presidente do Conselho Científico, João Gabriel Monteiro de Carvalho e Silva.

15 de Fevereiro de 2007. - A Chefe de Divisão de Recursos Humanos, Teresa Manuela Antunes.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1553832.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda