Despacho (extracto) n.º 3809/2007
Por despacho 15 de Janeiro de 2007 do reitor da Universidade Nova de Lisboa, foi celebrado novo contrato administrativo de provimento, por um ano, nos termos dos artigos 15.º, 31.º, n.º 2, e 34.º, n.os 1, 2, 3, 4 e 5, do Estatuto da Carreira Docente Universitária, com o Doutor Rogério Augusto Carvalho Ferreira de Andrade, bolseiro da Fundação para Ciência e Tecnologia e professor auxiliar convidado a 30% da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, como professor auxiliar convidado a 30%, em regime de acumulação, nesta Faculdade e por urgente conveniência de serviço, a partir de 27 de Dezembro de 2006, após a cessação do anterior contrato.
(Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório
1 - Há um ano, este plenário do conselho científico votou favoravelmente a contratação a 30% do Doutor Rogério de Andrade para substituir o licenciado Paulo Garcia (que estava contratado a 100% mas se reformou antecipadamente por motivos de saúde) nas disciplinas da licenciatura Teoria das Relações Públicas e Prática das Relações Públicas. Tratava-se de disciplinas obrigatórias para os estudantes que escolhiam a variante de Comunicação Estratégica, a qual é a segunda mais escolhida da licenciatura, a seguir à variante de Jornalismo.
2 - Um ano depois, a avaliação que fazemos do desempenho do professor Rogério de Andrade é excelente: demonstrou inequívoca competência científica e pedagógica, dedicação à Faculdade e aos seus estudantes.
Durante o passado ano lectivo, o professor Rogério de Andrade elaborou ainda o programa do seminário "Comunicação, media e estudos organizacionais" para a área de especialização de Estudo dos Media e Jornalismo do mestrado em Ciências da Comunicação, seminário que, dada a coerência do programa e a relevância da matéria para desenvolver o domínio dos estudos da comunicação nas organizações, obteve a aprovação da comissão científica departamental e do conselho científico da Faculdade, tendo sido efectiva e adequadamente leccionado no 2.º semestre.
3 - Com a reforma implementada em função do projecto de Bolonha, passa este ano a haver apenas uma disciplina de Relações Públicas na licenciatura, mas a carga horária do professor Rogério de Andrade fica preenchida porque a essa disciplina se soma o referido seminário de mestrado. Solicita-se, por isso, que de novo se contrate como professor auxiliar a 30% e pelo prazo de um ano o Doutor Rogério de Andrade, cujo currículo passamos a relembrar sucintamente.
4 - O professor Rogério Ferreira de Andrade é doutorado em Ciências da Comunicação pela UNL (FCSH), precisamente na especialidade de Relações Públicas, tendo obtido o grau de Muito bom com distinção e louvor por unanimidade, em 2001.
É também mestre (com Muito bom por unanimidade) e licenciado pela nossa Faculdade. Leccionou já disciplinas na área da Comunicação Institucional e Relações Públicas nos anos de 1990 e 1991 no Departamento de Ciências da Comunicação, como assistente convidado. Cessou entretanto o seu contrato para se dedicar integralmente à prática profissional na área.
5 - Neste âmbito, desempenhou em várias empresas privadas e organismos públicos diversas funções relacionadas com área da comunicação institucional e das relações públicas. Destacam-se entre elas a direcção de comunicação do IFADAP e os trabalhos realizados para os CTT, a Transtejo, o Metropolitano de Lisboa, o Grupo Marconi, entre outros, no âmbito da agência de comunicação Confronto, que criou e dirigiu. Tem por isso uma relevante experiência profissional de mais de 12 anos.
6 - A partir de 1995, em paralelo com a actividade profissional, voltou a dedicar-se ao ensino universitário numa universidade privada: foi durante 10 anos professor da Universidade Lusófona, onde leccionou diversas disciplinas na área da Comunicação Institucional e das Relações Públicas, tendo mesmo criado e coordenado um mestrado e uma licenciatura nesta área. Rescindiu entretanto o contrato com esta entidade.
7 - É autor de diversas e recentes publicações científicas na área. Em 2003, publicou em livro uma versão reformulada da sua dissertação de doutoramento: Colapsos e Reparações de Sentido nas Organizações (Edições Minerva, Coimbra).
8 - É membro de diversas organizações nacionais e internacionais na sua área de especialização e membro fundador da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
9 - É actualmente investigador da Faculdade de Economia da UNL, com uma bolsa de pós-doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Os Relatores: Nélson Traquina - João de Deus Santos Sàágua - João José Pissarra Nunes Esteves - Paulo Filipe Gouveia Monteiro.
24 de Janeiro de 2007. - O Director, João Sàágua.