Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 65/2007, de 8 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Louva o almirante José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas

Texto do documento

Louvor 65/2007

Louvo o almirante José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas pela forma brilhante, exemplar e abnegada como desenvolveu a sua carreira militar ao longo de 45 anos ao serviço das Forças Armadas Portuguesas, culminando no exercício de funções no topo da hierarquia militar como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, cargo que desempenhou com inexcedível zelo e extraordinária competência entre 4 de Novembro de 2002 e 4 de Dezembro de 2006.

Profundo conhecedor das realidades que caracterizam as Forças Armadas, a sua estrutura e o sentimento das mulheres e homens que servem a instituição militar, o almirante Mendes Cabeçadas demonstrou a excelência das suas reconhecidas qualidades pessoais, de onde se destacam a elevada sensatez, inteligência e capacidade de liderança, atributos que tive oportunidade de comprovar e que considero de elementar justiça relevar publicamente.

O almirante Mendes Cabeçadas contribuiu com a sua sabedoria, reconhecida experiência e credibilidade como homem, militar e cidadão para a discussão e elaboração dos documentos estruturantes da defesa nacional, como o conceito estratégico militar, as missões das Forças Armadas e o sistema de forças nacional. Com a mesma consciência de bem servir, aconselhou, com realismo e isenção, a preparação da Lei de Programação Militar.

O desempenho do almirante Mendes Cabeçadas ficará também associado, de forma indelével, à manutenção do Joint Command em Lisboa (JC Lisbon), assim como ao Joint Analysis Lessons Learned Centre (JAALC) e ao Combined Air Operations Centre (CAOC 10) em Monsanto.

O almirante Mendes Cabeçadas é um chefe militar de elevada craveira, que soube interpretar e exercer de forma notável a sua função de principal conselheiro militar do Ministro da Defesa Nacional. Fê-lo com assumida frontalidade e genuína convicção na defesa dos superiores interesses nacionais, sempre com isenção e dando o seu ajuizado conselho de forma esclarecida, designadamente sobre a forma de obter a melhor eficiência de emprego das forças nacionais destacadas em apoio à política externa de Portugal e manifestando, em todos os seus actos, uma esclarecida e equilibrada visão política e militar.

Atento o elevado grau de exigência operacional que tem caracterizado o empenhamento dos meios das Forças Armadas Portuguesas em múltiplos e simultâneos teatros de operações com uma enorme dispersão geográfica, soube o almirante Mendes Cabeçadas, enquanto Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, com determinação e elevado sentido de serviço público, exercer o comando operacional das forças nacionais destacadas, pugnando pela eficácia do seu desempenho e concomitantemente pela visibilidade de Portugal na promoção da paz e segurança internacional, reforçando o seu prestígio e das suas Forças Armadas nas alianças e organizações que integra.

Assim, ao reconhecer publicamente a brilhante carreira e a excelência do desempenho evidenciado pelo almirante José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, considero que os destacados serviços por si prestados ao País no exercício do mais elevado cargo na estrutura militar, como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, merecem ser especialmente distinguidos porquanto da sua acção resultou honra e lustre para as Forças Armadas, para a defesa nacional e para o País.

24 de Janeiro de 2007. - O Ministro da Defesa Nacional, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1543116.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda