Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 64/2007, de 8 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Louva o general Manuel José Taveira Martins

Texto do documento

Louvor 64/2007

Louvo o general Manuel José Taveira Martins pela forma notável, excepcionalmente competente e exemplar como desenvolveu uma brilhante carreira militar dedicada ao País, às suas Forças Armadas e, em especial, à Força Aérea Portuguesa, iniciada em 1963, a qual culminou no exercício do exigente cargo de Chefe do Estado-Maior da Força Aérea entre 16 de Dezembro de 2003 e 16 de Dezembro de 2006.

O general Manuel Martins é um grande conhecedor das realidades que caracterizam as Forças Armadas, em particular da Força Aérea, tendo demonstrado extraordinárias qualidades pessoais, de referência para os homens e mulheres que serviram sob o seu comando, destacando-se a sua sensatez, inteligência e capacidade de liderança, atributos revelados de forma permanente e com genuína cordialidade, os quais considero oportuno reconhecer publicamente.

Tendo sido um dos principais colaboradores do Ministro da Defesa Nacional, considero que o general Manuel Martins exerceu o cargo de Chefe do Estado-Maior da Força Aérea com profunda convicção, assumida frontalidade e clara visão estratégica. Fê-lo sempre de forma diligente, com firmeza na atitude, equilíbrio e realismo na decisão. A sua postura e integridade como homem e militar revelou-se sobretudo na forma como soube interpretar as orientações políticas, fazendo com que a capacidade operacional da Força Aérea respondesse com eficácia às solicitações, bem como, pondo em marcha a sua adequação aos novos desafios. Sempre com inteira disponibilidade, sentido construtivo e dando corpo a um inabalável sentido de serviço público.

O resultado da sua acção manifestou-se na forma como foi possível obter o máximo produto operacional derivado da versatilidade e disponibilidade dos meios da Força Aérea, consentâneos com o elevado sentido de missão dos seus recursos humanos. Tal permitiu garantir um elevado padrão de desempenho ao nível nacional, múltiplas vezes em estreita colaboração com outras instituições, bem como elevar o nome do País e da Força Aérea além fronteiras, em cumprimento dos compromissos externos assumidos por Portugal.

Realço, ainda, a forma exemplar como ao longo do seu mandato o general Manuel Martins deu continuidade aos processos em curso, no âmbito do reequipamento da Força Aérea, em todas as circunstâncias com exemplar lealdade e elevada dimensão ética.

Assim, ao reconhecer publicamente a brilhante carreira e a excelência do desempenho evidenciado pelo general Manuel José Taveira Martins, considero que os destacados serviços por si prestados ao País no exercício do mais elevado cargo na estrutura da Força Aérea, como Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, merecem ser especialmente distinguidos porquanto da sua acção resultou honra e lustre para as Forças Armadas, para a Defesa Nacional e para o País.

24 de Janeiro de 2007. - O Ministro da Defesa Nacional, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1543115.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda