Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 14/2007, de 15 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-general piloto-aviador Fernando de Sousa Rodrigues

Texto do documento

Louvor 14/2007

Louvo o tenente-general piloto-aviador Fernando de Sousa Rodrigues pela notável acção desenvolvida, ao longo dos últimos três anos, no exercício dos muito importantes cargos de chefe da Missão Militar Nacional junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia (UE), em representação permanente do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas nos Comités Militares da OTAN e da UE.

Oficial general cujos méritos são de há muito reconhecidos, dotado de relevantes qualidades pessoais e profissionais, soube sempre conduzir a sua acção de forma activa e dinâmica, associando aos seus sólidos conhecimentos um apreciável bom senso, forte realismo e total empenhamento na defesa do interesse nacional, projectando no exterior uma boa e consistente imagem das Forças Armadas Portuguesas, nomeadamente junto dos representantes militares de outros países membros, naquelas organizações, granjeando o seu respeito e amizade.

Numa conjuntura como a presente, em que a volatilidade das situações e dos desafios enfrentados pelas duas organizações requer uma atenção permanente, o tenente-general Sousa Rodrigues firmou-se sempre como um interlocutor muito válido, mercê da sua grande capacidade de diálogo e perfeito acompanhamento dos requisitos operacionais nos diversos teatros de operações, quer no âmbito da NATO quer no da UE, analisando e propondo os empenhamentos nacionais com extremo cuidado, tomando em linha de conta a contenção dos recursos disponíveis, simultaneamente com a mais-valia dos nossos contributos no plano militar, com incidências muito positivas na credibilidade nacional.

Relevante foi também a acção do tenente-general Sousa Rodrigues na defesa inteligente e intransigente da manutenção da localização dos comandos e infra-estruturas OTAN sediadas em território nacional e das respectivas responsabilidades.

Se ao acima apontado adicionar o verdadeiro espírito de equipa que edificou a nível de representação militar e a articulação desenvolvida com a representação diplomática, articulação esta quase sem paralelo se analisada em termos de antecedentes, facilmente se verificará a excelência do desempenho do tenente-general Sousa Rodrigues.

Por todas estas razões e realçando a perfeita articulação conseguida no relacionamento entre a Missão Militar que chefia e as missões diplomáticas de Portugal junto daquelas organizações, considero inteiramente justo e oportuno expressar um louvor público à superior e esclarecida acção do tenente-general Sousa Rodrigues nos cargos de representante militar junto dos Comités da OTAN e da UE, qualificando os serviços por ele prestados como distintíssimos e relevantes.

20 de Novembro de 2006. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1537814.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda