Louvo o capitão-de-fragata Pedro Sassetti Carmona pela forma meritória e muito dedicada como desempenhou as funções de meu assessor para as relações públicas, credenciando-o como um precioso colaborador do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
A sua elevada competência profissional e bons conhecimentos, aliados à sua capacidade de diálogo e fácil relacionamento, permitiram responder satisfatoriamente a todas as solicitações formuladas no âmbito da informação pública, bem como difundir, com prontidão e correcção, os factos mais relevantes relacionados com o actividade operacional das Forças Armadas, estabelecendo uma ligação muito frutuosa com a comunicação social e os congéneres gabinetes de relações públicas do Ministério da Defesa Nacional e dos ramos.
Incumbido ainda de numerosas missões na área do protocolo do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, soube sempre executá-las de forma cabal, com desenvoltura, bom senso e ponderação, distinguindo-se particularmente na organização da visita da Comissão Parlamentar de Defesa aos Balcãs (Bósnia-Herzegovina e Kosovo), no acompanhamento das acções levadas a cabo nos diversos teatros de operações, bem como das rendições dos vários contingentes das forças nacionais destacadas, não esquecendo a coordenação exemplar das cerimónias militares e dos eventos sociais a cargo do Estado-Maior-General.
Pelos motivos expostos e pelo contributo significativo que deu para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas, considero o capitão-de-fragata Sassetti Carmona credor deste público louvor, qualificando os seus serviços de distintos e relevantes.
20 de Novembro de 2006. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.