Louvo o coronel de cavalaria Luís Nunes da Fonseca pela forma altamente meritória e muito digna como desempenhou as funções de meu assessor pessoal, reiterando de forma inequívoca as suas superiores qualidades profissionais e pessoais.
No momento em que regressa ao seu ramo de origem, para assumir o comando de um regimento, não posso deixar de assinalar o apreço que me mereceram os serviços por ele prestados no apoio da minha decisão, particularmente na coordenação do grupo de trabalho criado para a reestruturação do Estado-Maior-General e na revisão dos documentos estruturantes da defesa nacional, como seja o Sistema de Forças Nacional - componente operacional -, tendo todas as suas intervenções e propostas sido pautadas pela excelente qualidade, realismo e oportunidade.
Dotado de elevada cultura militar e de uma sólida preparação técnico-profissional, soube imprimir a todos os trabalhos de estado-maior de que foi incumbido um inexcedível brilho, capacidade crítica e sentido de responsabilidade, revelando-se um precioso colaborador do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Por todas estas razões e atenta a competência, a disponibilidade e o espírito de missão por ele também revelados no desempenho de outras funções, como seja o desempenho interino das funções de chefe do meu Gabinete, qualifico os serviços prestados pelo coronel de cavalaria Nunes da Fonseca de extraordinários, distintos e relevantes.
20 de Novembro de 2006. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.