Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1856/2006, de 13 de Dezembro

Partilhar:

Texto do documento

Portaria 1856/2006

No momento em que cessa as suas funções de subdirector-geral de Política de Defesa Nacional para assumir outras responsabilidades no âmbito da carreira diplomática, que é a sua, louvo o Dr. Ângelo Manuel de Lima Vieira Araújo pela forma extraordinariamente competente, leal e empenhada como exerceu o seu cargo, para que foi nomeado em 20 de Junho de 2005.

Durante o período em que desempenhou funções na Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional, o Dr. Ângelo Araújo demonstrou excelente conhecimento e domínio das áreas da segurança e defesa que, acrescido da grande experiência adquirida numa carreira diplomática muito diversificada e exigente, lhe permitiu intervir, com apurada oportunidade e sustentação técnica, nos mais diversos assuntos trabalhados nesta Direcção-Geral, seja na vertente interna, seja na vertente externa.

Relevo, como exemplos da inegável qualidade e competência do seu desempenho, a elaboração do documento sobre a "Transformação da componente militar da defesa nacional e as missões das Forças Armadas Portuguesas", a sua participação, em representação do director-geral, em inúmeras reuniões internacionais, com destaque para as reuniões de directores-gerais da NATO e da UE, a dinamização do relacionamento com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em particular através da reactivação do Grupo de Trabalho Permanente, a coordenação do apoio aos Gabinetes do Ministro da Defesa Nacional e do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, em especial na preparação de reuniões internacionais ou visitas oficiais, bem como a gestão interna da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional.

Acresce, como decisão importante, pela mais-valia e inovação que introduziu no trabalho da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional, o seu elevado empenho na melhoria qualitativa do sistema de comunicações interno, destacando-se a implementação de um sistema de comunicações de transferência de fax e telefax e a instalação de um terminal military message handling system (MMHS).

Mais recentemente, a sua nomeação como ponto focal do MDN para a presidência da UE, que caberá a Portugal no 2.º semestre de 2007, implicou que o Dr. Ângelo Araújo assumisse a coordenação de todo o processo no MDN, em especial na definição dos objectivos e do programa sectoriais, mas também em matéria de orçamento e de pessoal, actividade que tem desempenhado com assinalável e reconhecido sucesso, fruto da reconhecida experiência e elevados conhecimentos que detém em matéria de PESC e de PESD.

A tudo isto, o Dr. Ângelo Araújo acrescenta reconhecidas qualidades pessoais e de trato, elevado carácter, sentido de lealdade e correcção.

Pelo que antecede, é com grato prazer e de elementar justiça manifestar público reconhecimento dos serviços que o Dr. Ângelo Manuel de Lima Vieira Araújo prestou à Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional, reveladores de elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, pela competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e no n.º 2 do artigo 27.º do mesmo Regulamento, concedo a medalha da defesa nacional de 1.ª classe ao Dr. Ângelo Manuel de Lima Vieira Araújo.

17 de Novembro de 2006. - O Ministro da Defesa Nacional, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1532405.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda