Despacho 24 543/2006
Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa de 10 de Fevereiro de 2006, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 25 de Agosto de 2005, foi contratado Álvaro Manuel Correia Antunes Pina, por conveniência urgente de serviço, para o exercício das funções de professor auxiliar com nomeação definitiva além do quadro do mesmo Instituto, com efeitos a partir de 2 de Março de 2006. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 21.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU), publicado em anexo a Lei 19/80, de 16 de Julho
1 - O relatório refere-se à actividade pedagógica e científica do Professor Álvaro Manuel Correia Antunes de Pina durante o período de Março de 2001 a Novembro de 2006 e a sua apreciação será feita de acordo com os termos do n.º 4 do artigo 20.º do ECDU, pelo que serão tidos em conta nomeadamente os seguintes factores:
a) Competência, aptidão pedagógica e actualização;
b) Publicação de artigos científicos ou didácticos;
c) Direcção ou orientação de trabalhos de investigação;
d) Formação de docentes ou investigadores.
2 - O relatório apresentado pelo Professor Álvaro Manuel Correia Antunes Pina está elaborado de forma a responder aos preceitos legais, sendo completa a documentação apresentada, que inclui um CD com 20 anexos. A organização dos assuntos é cuidadosa e clara.
3 - Quanto ao primeiro factor de apreciação, "competência, aptidão pedagógica e actualização", o relatório apresenta a actividade lectiva do Professor Álvaro Pina nos últimos cinco anos, indicando os cursos de que foi responsável e que leccionou, bem como outras actividades pedagógicas em que participou.
O Professor Álvaro Pina leccionou durante este período as cadeira de Macroeconomia I das licenciaturas em Economia, MAEG e Finanças e Política Económica da licenciatura em Economia. Em ambos os casos foi docente nas aulas práticas e nas aulas teóricas, tendo também sido responsável por ambas as disciplinas.
A nível de mestrado, leccionou e foi responsável na disciplina de Macroeconomia e Teoria Monetária dos mestrados de Economia e de Economia Monetária e Financeira, tendo também sido co-organizador do Seminário de Investigação deste último mestrado.
4 - Salienta-se a disponibilização aos alunos de apreciável material (e que constam dos anexos 4, 5, 6, 7 e 8 no CD), nomeadamente pequenos textos de clarificação de tópicos de matérias, software de exemplificação de modelos, etc. É co-autor do livro Macroeconomia, editado na colecção da McGraw-Hill, e que constitui peça pedagógica importante na cadeira de Macroeconomia I.
Nos inquéritos (anónimos) aos alunos relativos à aptidão pedagógica obteve sempre classificações elevadas.
5 - Em relação à actividade "publicação de trabalhos científicos", o relatório enumera três artigos em co-autoria publicados nas revistas Journal of Policy Modeling e Economic Modelling. Enumera também dois capítulos de livro (um deles editado em Nova York), dois artigos constantes das actas de conferências organizadas pelo Banco de Portugal e pela Banca d'Itália e um relatório técnico e três documentos de trabalho.
6 - Participou como referee das revistas Journal of Economic Dynamics and Control, Economic Journal e Ifo Studien, bem como a pedido do Banco Central Europeu e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
7 - Em relação à "direcção ou orientação de trabalhos de investigação", nomeadamente teses de mestrado e de doutoramento, o relatório menciona a direcção, com sucesso, de três teses de mestrado, bem como a supervisão, em curso, de duas teses de doutoramento (uma delas como co-orientador).
8 - Participou com apresentação de comunicação em 11 seminários ou conferências a nível nacional ou internacional e menciona 7 participações em outros encontros (nomeadamente como comentador).
9 - Foi co-organizador dos seminários do Departamento de Economia e da Summer School do Departamento de Economia do ISEG.
10 - É membro da UECE, do CISEP, da SPIE e participa na rede de investigação em economia RePec.
11 - Pertence ao conselho pedagógico do ISEG e foi membro da comissão executiva do Departamento de Economia, em cuja qualidade foi coordenador do Programa ERASMUS.
Considerando todos os elementos que foram objecto de análise, somos de parecer que se encontram reunidas todas as condições para que o Professor Álvaro Manuel Correia Antunes Pina seja nomeado a título definitivo professor auxiliar do Instituto Superior de Economia e Gestão.
Os relatores: João Ferreira do Amaral - Jorge Manuel de Azevedo Henrique dos Santos.
23 de Outubro de 2006. - O Presidente do Conselho Directivo, Vítor da Conceição Gonçalves.