Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 689/2015, de 15 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Concessão de medalha de Serviços Distintos, de grau prata, ao Capitão-de-mar-e-guerra ECN Carlos Alberto Lopes Moreira

Texto do documento

Portaria 689/2015

Louvo o, 20182, Capitão-de-mar-e-guerra ECN Carlos Alberto Lopes Moreira, pela extraordinária competência, excelente conjunto de qualidades militares, profissionais e de caráter que evidenciou no desempenho de todos os cargos para que foi nomeado, ao longo de década e meia, no decorrer do projeto e construção dos Navios de Patrulha Oceânica (NPO) classe Viana do Castelo.

Na primeira fase do programa, ainda como elemento da Equipa de Projeto dos NPO (EPNPO), a ação, capacidade de trabalho e conhecimentos técnicos do Engenheiro Lopes Moreira foram fundamentais para a elaboração dos documentos da especificação técnica de consulta, onde posteriormente, durante a discussão da proposta elaborada pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o seu contributo no esclarecimento dos requisitos técnicos de construção e a sua capacidade de organização foram essenciais para que o Contrato fosse assinado em tempo útil.

Após a assinatura do Contrato de construção, e já como elemento do Grupo de Acompanhamento da Construção dos NPO (GA-NPO), o engenheiro Lopes Moreira teve um papel basilar no desenvolvimento do projeto básico do navio, a decorrer nos estaleiros da H. D. W. - na Alemanha - sendo a sua prestação e experiência indispensáveis na elaboração e consolidação do arranjo geral e na definição das formas de casco, cujo desempenho ficou bem patenteado nas excelentes condições de navegabilidade que o navio hoje apresenta. Além destas áreas, dado que era o único representante da Marinha na Alemanha, congregou e coordenou com os outros especialistas nacionais, todas as áreas do projeto básico, desempenhando com rigor e tenacidade as exigentes funções de integrador de sistemas.

Em 2004, ainda como Capitão-tenente, foi nomeado para as exigentes funções de Chefe da Missão de Acompanhamento e Construção dos NPO (MAF-NPO). Nestas funções de chefia, a sua capacidade de organização aliada às suas capacidades de liderança, foram capitais para que todos os elementos que constituíam a sua equipa prestassem um excelente serviço, reconhecido por todos os elementos que com ele trabalhavam, pelas diversas entidades do Estado e pelo estaleiro construtor e seus parceiros. Ainda como Chefe da Missão, além da sua enorme capacidade trabalho e grande sentido do dever, era por todos reconhecida a sua aptidão na congregação de opiniões, esclarecimento de divergências e capacidade de decisão, sempre no sentido de buscar a melhor solução técnica para o navio e consequentemente para a Marinha.

Na fase final da construção, a ação do Engenheiro Lopes Moreira foi preponderante, para que se conseguisse um bom navio e que esse produto fosse complementado com grande parte dos objetos de fornecimento do Apoio Logístico Integrado (ALI), e que a sua guarnição estivesse formada, preparada e com treino que lhe permitisse operar os navios em segurança.

Recentemente, já no exercício de funções na estrutura da Marinha, em acumulação, participou ativamente nas discussões com o consórcio para a construção dos NPO 3 e 4, onde, a sua experiência, conhecimentos e a sua visão para a implementação das lições aprendidas das construções anteriores, foram uma mais-valia a levar em conta nas novas unidades.

Atento quanto precede, é com muito agrado que manifesto o meu público reconhecimento pela excelência dos serviços prestados pelo Capitão-de-mar-e-guerra ECN Carlos Alberto Lopes Moreira, com lealdade, brio, notável sentido do dever, elevada competência e extraordinário desempenho, considerando os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e muito distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas, para o Ministério da Defesa Nacional e para o País.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de Serviços Distintos, de grau prata, ao, 20182, Capitão-de-mar-e-guerra ECN Carlos Alberto Lopes Moreira.

27 de agosto de 2015. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

208926147

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1526660.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda