Vai destacar da Missão de Acompanhamento e Fiscalização dos Navios Patrulha Oceânicos (NPO), onde prestou serviço durante mais de 10 anos, o 23286, Capitão-de-fragata EN-MEC Paulo Jorge Barbosa Rodrigues. Durante esse período, simultaneamente estimulante mas também marcado por inúmeras dificuldades técnicas e contratuais para assegurar os bens e serviços objeto do contrato, o Capitão-de-fragata Barbosa Rodrigues desempenhou, com grande determinação, pragmatismo e profissionalismo, as importantes e exigentes funções de Adjunto do Chefe da Missão para as áreas da mecânica, limitação de avarias e sistemas auxiliares dos NPO.
Oficial atento, possuidor de excelentes conhecimentos técnicos, sólida experiência profissional e excecional dedicação ao serviço, o Capitão-de-fragata Barbosa Rodrigues muito contribuiu para as soluções implementadas nos navios, na sua área de responsabilidade. Participou ativamente - muito para além do que seria a sua obrigação formal - nas várias fases desenvolvidas nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, promovendo a adaptação do estaleiro às especificidades da construção naval militar e ajudando-o a ultrapassar as dificuldades surgidas ao longo do projeto e construção dos NPO.
Em particular, sublinho a sua ação na elaboração dos diagramas funcionais dos sistemas auxiliares, na edificação dos conceitos de operação da propulsão e da ventilação, e na definição, acompanhamento e validação das provas da propulsão, sistemas auxiliares e de limitação de avarias. Destaco, também, o seu envolvimento no âmbito do apoio logístico, onde colaborou na compilação e transferência de dados respeitantes à gestão da configuração, elaborou vários manuais de sistema (como os da propulsão e do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado), desenvolveu documentação do Sistema de Manutenção Planeada e ministrou várias ações de formação. Não poderia deixar de destacar também a sua participação empenhada na introdução das lições aprendidas na Especificação Técnica do segundo par de NPO, bem como na colaboração com a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional nas negociações com o Consórcio para a construção destes navios.
Dou, ainda, público testemunho do papel do Capitão-de-fragata Barbosa Rodrigues como adjunto do Chefe da Missão, no qual demonstrou grande determinação e firmeza na prossecução dos objetivos, em particular, na receção dos elementos da Marinha para a realização das inspeções e provas e na integração dos novos elementos das guarnições, colocando sempre o seu saber e experiência ao serviço dos navios e da Marinha.
É pois da mais elementar justiça reconhecer que os atos de serviço praticados pelo Capitão-de-fragata Barbosa Rodrigues resultaram de uma grande dedicação ao serviço, revelaram um vasto leque de conhecimentos e uma sólida experiência profissional, considerando assim os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e muito distintos, de que resultou honra para a Marinha, para o Ministério da Defesa Nacional e para o País.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de Serviços Distintos, de grau prata, ao 23286, Capitão-de-fragata Paulo Jorge Barbosa Rodrigues.
27 de agosto de 2015. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.
208926155