Louvo o capitão-de-mar-e-guerra da classe de administração naval José Carlos da Palma Mendonça (293671) pela forma inexcedível como tem desempenhado as suas funções no programa de construção dos novos submarinos há cerca de três anos.
Inicialmente como responsável pela área logística do Grupo de Projecto dos Novos Submarinos, participou activamente nas difíceis negociações que conduziram à assinatura do contrato de aquisição. Merece realce a apreensão rápida de uma área complexa, o que aliado a muita determinação, bom senso e pragmatismo, permitiu defender com assinalável êxito os interesses do Estado.
Com a criação da Missão de Construção dos Submarinos, foi o Comandante Mendonça nomeado para chefiar a Delegação na Alemanha, cargo da maior importância que desempenha há cerca de dois anos. Demonstrando invariavelmente um elevado sentido de responsabilidade, grande capacidade de organização e liderança, muita determinação e bom senso, conseguiu desde logo que a excelência de actuação da Delegação fosse reconhecida pela chefia da Marinha, bem como pelo consórcio alemão.
Acresce realçar a permanente atitude de lealdade e honestidade intelectual evidenciada pelo comandante Mendonça e preciosa colaboração prestada ao presidente da Missão, cujo conselho avisado e experiente foi muito apreciado, evidenciando um conjunto de excelentes qualidades e virtudes militares, dotes de carácter, abnegação, espírito de sacrifício, obediência e competência profissional, reveladores de um desempenho de excepção, considerando-o um oficial de muito e elevadíssimo mérito.
Assim, é com particular agrado que, sob proposta do presidente cessante da Missão de Construção dos Submarinos e nos termos dos artigos 20.º, 21.º e 23.º, n.º 2, atento o disposto no n.º 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, concedo a medalha de mérito militar de 1.ª classe ao capitão-de-mar-e-guerra da classe de administração naval José Carlos da Palma Mendonça.
18 de Setembro de 2006. - O Ministro da Defesa Nacional, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira.