Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1318/2006, de 26 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Portaria 1318/2006

Louvo o coronel de artilharia João Jorge Botelho Vieira Borges pela forma muito digna, proficiente e dedicada como ao longo de dois anos serviu no Instituto da Defesa Nacional (IDN) nas funções de assessor de estudos, nas quais denotou, consistentemente, espírito de iniciativa e capacidade de trabalho assinaláveis.

É também o coronel Vieira Borges possuidor de elevados dotes de carácter e de qualidades humanas, expressos na maneira franca, leal e afável como sempre procedeu com todos que com ele trabalharam e na natural simpatia que suscita.

A estas qualidades, o oficial alia extraordinários dotes de competência profissional, bem demonstrada na forma dinâmica e rigorosa como cumpriu todas as missões que lhe foram cometidas e cujas respostas excederam, frequentemente, as expectativas.

Outros traços marcantes da personalidade do coronel Vieira Borges são a iniciativa e a curiosidade intelectual. Com efeito, foi ele o cérebro que concebeu algumas das actividades mais marcantes da actividade recente do IDN, nomeadamente o trabalho que acabou por frutificar no livro Pensar a Segurança e a Defesa, na forma com desenvolveu e conduziu o projecto de investigação "Segurança e defesa no ensino superior em Portugal", projecto absolutamente pioneiro e de inegável valor para o nosso país - destinado a responder à crescente necessidade de troca de informação na área da segurança e defesa e que se estende dos estudantes aos docentes e investigadores do ensino superior, que foi a base dum importante seminário -, ou ainda a sua colaboração como apresentador e organizador no seminário sobre o pensamento estratégico nacional, actividades que alcançaram assinalável êxito e muito contribuíram para o prestígio do IDN.

Igualmente de assinalar a sua inestimável colaboração nos vários cursos do IDN em que interveio como organizador, colaborador e conferencista. Organizador notável, metódico, inovador, soube o coronel Vieira Borges pôr ao serviço do IDN a sua longa experiência como oficial e pedagogo, proferindo conferências de inegável brilhantismo e clareza, organizando actividades, corrigindo trabalhos, ou intervindo nos cursos de forma sempre competente, ponderada e profunda.

Sempre disponível, ofereceu à direcção do IDN uma colaboração permanente e valiosa, quantas vezes com empenhamento e trabalhos efectuados com prejuízo da sua vida privada, em trabalhos e pareceres que tão frequentemente lhe foram solicitados, bem como no apoio e organização de várias conferências proferidas por personalidades estrangeiras, creditando-se assim o coronel Vieira Borges como um oficial distinto que tão devotada e abnegadamente soube servir no IDN, honrando de sobremaneira o nome do Exército, que, tão dignamente, representou.

A dedicação exclusiva ao serviço como marcou indelevelmente a sua postura, o brio e o entusiasmo que colocou nas diferentes actividades que desenvolveu, mereceram, pelo espírito de bem servir e pelo sentido de missão de que deu nota, elevada admiração e estima por parte de muitos, dentro e fora do IDN.

Importa ainda relevar, para além da maneira brilhante e muito digna como prestou serviço no IDN, tê-lo feito em acumulação com as funções de docente na Academia Militar, tarefas que com grande dedicação soube compatibilizar com senso e eficiência.

Militar muito correcto e educado, disciplinado, que cultiva em elevadíssimo grau as virtudes militares, creditou-se como um oficial de escol, capaz de assumir missões de elevada responsabilidade, afirmando-se constantemente pela firmeza de convicções e de coragem moral, pelo que muito me apraz, na altura em que deixa o IDN para assumir honrosas funções de comando no seu ramo e por ser de inteira justiça considerar os serviços prestados pelo coronel Vieira Borges como extraordinários, relevantes e distintos.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto no n.º 1 do artigo 16.º, ambos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, concedo a medalha de serviços distintos de prata ao coronel de artilharia João Jorge Botelho Vieira Borges.

29 de Junho de 2006. - O Ministro da Defesa Nacional, Luís Filipe Marques Amado.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1515927.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda