O inspector superior principal Joaquim Manuel Figueiredo da Silva Melo, recentemente aposentado, desempenhou, ao longo da sua vida profissional, de 39 anos, várias funções docentes, nomeadamente as de professor, em diferentes níveis de ensino, orientador pedagógico e inspector.
Como inspector exerceu funções, desde 1982, na Delegação Regional do Norte, onde se distinguiu pela sua elevada competência técnica e pelo grande dinamismo com que exerceu as funções de coordenação e de liderança que lhe foram confiadas.
Demonstrando grande capacidade de trabalho, sentido de cooperação e elevada disponibilidade, destacou-se ainda pelo seu espírito crítico, pela criatividade e oportunidade das suas propostas, pelo grande sentido de responsabilidade e de pertença institucional e pela forma como soube fazer uso das suas competências profissionais, inteligência e vasta cultura.
Por proposta do delegado regional do Norte da Inspecção-Geral da Educação, louvo o inspector superior principal Joaquim Manuel Figueiredo da Silva Melo pelas qualidades profissionais e pessoais que evidenciou ao longo do seu percurso profissional.
6 de Julho de 2006. - A Inspectora-Geral, Conceição Castro Ramos.