A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 43314, de 15 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto-Lei nº 35892 de 4 de Outubro de 1946, que regula a aposentação do pessoal dos batalhões de sapadores bombeiros.

Texto do documento

Decreto-Lei 43314

O desenvolvimento urbanístico verificado das cidades de Lisboa e Porto impõe a remodelação dos quadros dos batalhões de sapadores bombeiros das mesmas cidades, quer no que respeita ao número de unidades, quer quanto às categorias admissíveis na sua constituição, de modo a obter-se melhor estruturação e distribuição de funções.

A criação de novos cargos, porém, torna indispensável o ajustamento de algumas das disposições do diploma que especialmente regula a contagem do tempo de serviço e o limite de idade, para efeitos de passagem à reforma, do pessoal dos referidos batalhões.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Os artigos 1.º e 5.º do Decreto-Lei 35892, de 4 de Outubro de 1946, passam a ter a seguinte redacção:

Artigo 1.º O pessoal dos batalhões de sapadores bombeiros terá direito a que o número de anos de serviço prestado nos mesmos batalhões, ou na situação de destacado em aeródromos ou aeroportos, lhe seja aumentado, para o efeito de aposentação, das percentagens a seguir indicadas, relativas à sua categoria no momento da passagem à reforma:

... Por cento Subchefes, cabos e sapadores bombeiros ... 30 Subchefes-ajudantes ... 20 Chefes-ajudantes e chefes ... 15 ..........................................................................

Art. 5.º O pessoal militarizado dos batalhões de sapadores bombeiros abandonará os seus lugares, nos termos da legislação vigente, logo que atinja as seguintes idades:

... Anos Cabos e sapadores bombeiros ... 50 Subchefes ... 54 Subchefes-ajudantes ... 58 Chefes-ajudantes e chefes ... 60 Art. 2.º Enquanto a Câmara Municipal do Porto não proceder à remodelação do quadro do pessoal do respectivo batalhão de sapadores bombeiros, os actuais subchefes e ajudantes do referido batalhão são equiparados, para efeitos do presente diploma, a subchefes-ajudantes e subchefes, respectivamente.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 15 de Novembro de 1960. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Júlio Carlos Alves Dias Botelho Moniz - Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Afonso Magalhães de Almeida Fernandes - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Marcello Gonçalves Nunes Duarte Mathias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Vasco Lopes Alves - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1960/11/15/plain-151150.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/151150.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1946-10-04 - Decreto-Lei 35892 - Ministério do Interior - Direcção Geral de Administração Política e Civil

    Regula a aposentação do pessoal dos batalhões de sapadores bombeiros.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-04-18 - Decreto-Lei 86/79 - Ministério da Administração Interna - Secretaria de Estado da Administração Regional e Local - Gabinete de Apoio às Autarquias Locais

    Dá nova redacção ao artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 35892, de 4 de Outubro de 1946 (contagem de tempo, para efeitos de aposentação, do pessoal dos batalhões de sapadores bombeiros).

  • Tem documento Em vigor 2002-04-13 - Decreto-Lei 106/2002 - Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Estabelece o estatuto de pessoal dos bombeiros profissionais da administração local.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda