1 - Torna-se público que, por proposta do conselho científico da Escola Superior de Educação da Guarda, e por despacho do presidente do Instituto Politécnico da Guarda de 1 de Março de 2006, se encontra aberto, pelo prazo de 30 dias (de calendário) a partir da publicação do presente edital no Diário da República, concurso de provas públicas para recrutamento de um professor-coordenador, da área de Psicologia, especialidade de Psicologia do Desenvolvimento.
2 - Ao concurso são admitidos os candidatos que reúnam os requisitos previstos no artigo 19.º do Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho.
3 - As candidaturas deverão ser formalizadas através de requerimento dirigido ao presidente do Instituto Politécnico da Guarda, com indicação dos seguintes elementos:
a) Nome completo;
b) Filiação;
c) Data e local de nascimento;
d) Número do bilhete de identidade;
e) Estado civil;
f) Residência e número de telefone;
g) Profissão;
h) Habilitações académicas, com nota final.
4 - Os candidatos deverão, nos termos do n.º 1 do artigo 20.º do Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho, fazer acompanhar os seus requerimentos de candidatura dos seguintes documentos:
a) Fotocópia do bilhete de identidade;
b) Sete exemplares do curriculum vitae;
c) Sete exemplares da lição;
d) Sete exemplares da dissertação;
e) Certidões comprovativas das habilitações académicas;
f) Documentos comprovativos de estarem nas condições exigidas pelo artigo 19.º do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho).
5 - Os processos de candidatura deverão ser entregues no Serviço de Pessoal e Expediente do Instituto Politécnico da Guarda ou enviados pelo correio, registados, com aviso de recepção, para a Avenida do Dr. Francisco Sá Carneiro, 50, 6300-559 Guarda.
6 - A prestação de provas públicas e a sua apreciação serão realizadas de acordo com o previsto nos artigos 26.º e seguintes do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico, aprovado pelo Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho.
6.1 - Os candidatos que se apresentarem com doutoramento ou que tenham sido aprovados com mérito absoluto em anterior concurso para professor-coordenador estão dispensados da prova referida na alínea b) do n.º 1 do citado artigo.
7 - O júri do concurso será constituído pelos seguintes elementos:
Presidente - Jorge Manuel Monteiro Mendes, presidente do Instituto Politécnico da Guarda.
Vogais:
Prof.ª Doutora Luísa Maria de Almeida Morgado, professora catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Prof. Doutor José Barros de Oliveira, professor catedrático da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto.
Prof.ª Doutora Margarida Maria Batista Mendes Pedroso de Lima, professora associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Prof. Doutor Joaquim João Quadrado Gil, professor-coordenador, de nomeação definitiva, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda.
Prof. Doutor Manuel Alberto Carvalho Prata, professor-coordenador, de nomeação definitiva, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda.
9 de Agosto de 2006. - O Presidente, Jorge Manuel Monteiro Mendes.