Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 555/2006, de 12 de Julho

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 555/2006

Louvo o Prof. Doutor Rui Carita Silvestre, vice-reitor da Universidade da Madeira, o qual, tendo sido contactado pelo presidente da Comissão Portuguesa de História Militar para o assessorar, como comissário científico, para a Exposição Luso-Marroquina, que o Ministro da Defesa Nacional tinha determinado que se organizasse em colaboração com a Comissão Marroquina de História Militar, de imediato se disponibilizou para o fazer a título gracioso.

No decorrer dos trabalhos preparatórios, que se prolongaram por cerca de dois anos, deu o melhor do seu esforço, dedicando ao projecto todo o seu muito saber e contactos pessoais, mantendo contacto com as entidades nacionais, oficiais e privadas, detentoras de peças e documentação susceptíveis de utilização, criando permanente e incansavelmente as condições indispensáveis para que a exposição ocorresse de modo digno e cientificamente interessante, tanto mais que se sabia ela ir ocorrer em simultâneo com outras três, organizadas entre Marrocos e os Estados Unidos da América, a França e a Itália, no âmbito das comemorações do cinquentenário das Forças Armadas Reais de Marrocos, o que permitiria comparações que desejavelmente não deveriam ser em desabono do nosso País. Nestes trabalhos ocupou, em prol do Ministério da Defesa Nacional, a grande maioria das horas livres das suas actividades académicas.

A exposição teve lugar no decorrer do mês de Março próximo passado, em Arzila, e obteve um indiscutível sucesso, não só pela beleza do enquadramento e da decoração que se conseguiu, mas também pela qualidade das peças expostas e do catálogo produzido, sucesso que, sem dúvida alguma, se fica a dever ao seu total empenhamento e aos muitos conhecimentos do Sr. Professor, postos ao serviço do Ministério da Defesa, sem para tal solicitar qualquer contrapartida.

Acresce ter o Sr. Professor, na sua qualidade de director da Arquipélagos, aproveitado o respectivo site para divulgar não só a exposição em si, mas todo o historial, que com ela se pretendia dar a conhecer, das relações que, ao longo dos séculos, Portugal e Marrocos mantiveram, contribuindo, assim, de moto próprio, para a finalidade última que presidia às comemorações: o estreitamento dos laços entre Portugal e Marrocos e entre os respectivos povos, através de um melhor conhecimento recíproco.

Considera-se o trabalho desenvolvido pelo Professor Carita Silvestre excepcionalmente brilhante e útil para dar um indiscutível contributo para o lustre do País e do Ministério da Defesa Nacional, em prol de quem foi executado, e, ainda, da sua própria Academia da Universidade da Madeira.

30 de Junho de 2006. - O Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Manuel Lobo Antunes.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1500394.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda