A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 225/81, de 2 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece medidas integradas num plano de emergência para a segurança dos bens histórico-culturais.

Texto do documento

Resolução 225/81
Na sequência da deliberação de 24 de Setembro findo, urgindo tomar medidas integradas num plano de emergência para a segurança dos bens histórico-culturais, o Conselho de Ministros, reunido em 8 de Outubro de 1981, resolveu:

1 - Encarregar conjuntamente os Ministérios das Finanças e do Plano, da Cultura e Coordenação Científica e da Reforma Administrativa de tomarem as medidas necessárias à resolução do problema da carreira do pessoal técnico e auxiliar capaz de permitir o funcionamento permanente de sistemas de prevenção e detecção de incêndios nos principais museus nacionais.

2 - Autorizar, através do Ministério das Finanças e do Plano, ouvido o Banco de Portugal, o depósito provisório, nos cofres daquele Banco, de obras de arte das colecções do Estado que se encontrem em precárias condições de segurança.

3 - Intensificar o ritmo das obras em curso, através da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e do Instituto Português do Património Cultural, com a finalidade de melhorar as instalações de um conjunto de monumentos considerados de carácter prioritário.

4 - Deliberar a concessão ao Instituto Português do Património Cultural de um reforço de 8000 contos para a concretização, até 31 de Dezembro de 1981, das medidas de segurança recomendadas pelos serviços de bombeiros, particularmente na área de Lisboa.

5 - Proceder, sob a orientação do Ministério da Cultura e Coordenação Científica e com a colaboração da Direcção-Geral do Património do Estado, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Serviço Nacional de Bombeiros, Instituto Português do Património Cultural, autarquias locais e outros organismos, até 31 de Dezembro, à inventariação dos edifícios públicos com interesse histórico-cultural em que se torne necessário instalar com urgência equipamento de prevenção, detecção e combate contra incêndios.

6 - Encarregar o Ministério da Cultura e Coordenação Científica, em colaboração com o Serviço Nacional de Bombeiros, de preparar, até 31 de Dezembro de 1981, cursos de prevenção e segurança destinados ao pessoal técnico e auxiliar de museus, palácios e outros edifícios.

7 - Deliberar a concessão de um reforço de 5000 contos ao Arquivo Histórico da Torre do Tombo, para a imediata realização da microfilmagem de documentação considerada de carácter prioritário.

Presidência do Conselho de Ministros, 8 de Outubro de 1981. - O Primeiro-Ministro, Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/14916.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-12-15 - Despacho Normativo 281/82 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano, da Cultura e Coordenação Científica e da Reforma Administrativa

    DETERMINA QUE SEJA DESCONGELADA ATE 31 DE DEZEMBRO DE 1982 A ADMISSÃO PARA A CARREIRA DE GUARDA DE MUSEU DOS SERVIÇOS DEPENDENTES DO MINISTÉRIO DA CULTURA E COORDENAÇÃO CIENTÍFICA.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda