Aviso 4897/2006 (2.ª série). - Por despacho de 20 de Março de 2006 do presidente do conselho directivo deste Instituto, por delegação de competências:
Doutor Alfonso de Ceballos-Escalera y Gila - autorizado o contrato administrativo de provimento, por urgente conveniência de serviço, como professor visitante equiparado a professor catedrático, em regime gratuito (0%), no período de 2 de Março a 31 de Julho de 2006 (2.º semestre), com efeitos à data do despacho autorizador. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 14.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho.
O Prof. Doutor Alfonso de Ceballos-Escalera y Gila, catedrático da Cátedra do Mar da Universidade Camilo José Cela, de Madrid, além de ter sido oficial da Armada Espanhola e de pertencer a várias academias de marinha, de entre as quais a portuguesa, é doutor em Direito, doutor em História Medieval e Moderna e doutor em Ciências Políticas e Relações Internacionais, neste caso pela Universidade do Minho.
Tem mais de 25 livros publicados e cerca de 180 artigos igualmente dados à estampa.
Contextualizar os interesses marítimos de Portugal e de Espanha, no presente, alicerçando-os nas respectivas estratégias, processos históricos e capacidades, exige uma alta formação polifacetada como a que o Professor Ceballos-Escalera apresenta.
A disciplina de Geopolítica, coordenada pelo Professor António Marques Bessa, tem nos temas Geopolítica do Mar e na Geostratégia correspondente um tema central.
Sem prejuízo do interesse de outros alunos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas nas lições a ministrar por este ilustre Professor, os signatários consideram ser de grande interesse e vantagem para o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, e em particular para a disciplina de Geopolítica, a contratação como professor visitante, a custo 0%, do Prof. Doutor Alfonso de Ceballos-Escalera y Gila.
Os proponentes: António Costa de Albuquerque de Sousa Lara - António Marques Bessa.
3 de Abril de 2006. - O Presidente do Conselho Directivo, João Abreu de Faria Bilhim.