Tendo exercido as funções de adjunto do chefe de Serviços Administrativos, tesoureiro, chefe da Secção de Contabilidade e Orçamento, chefe da Secção de Expediente e Arquivo e de chefe da Secção de Serviços Gerais deste Instituto, revelou-se em todas as circunstâncias um colaborador infatigável, com grande sentido das responsabilidades e elevado espírito de missão.
Sempre interessado em adquirir e actualizar conhecimentos que o ajudaram não só a ascender na carreira profissional como no melhor e sempre aperfeiçoado desempenho dos serviços a seu cargo, tornou-se exemplo de esforço, determinação e profissionalismo.
Muito educado, de trato afável, Esteves Pinguinhas, permanentemente disponível para as tarefas do Instituto, inúmeras vezes fora de horas do serviço, contribuiu com o seu desembaraço e espírito de equipa para o êxito das actividades de apoio deste Instituto e granjeou a estima e consideração de quantos com ele trabalharam e trabalham.
É de assinalar ainda a contribuição significativa que sempre prestou às deslocações em território nacional dos cursos de Defesa Nacional e de altas individualidades e delegações estrangeiras em missão oficial ao nosso país.
Foi sempre exemplo de esforço e determinação, revelando-se como forte pilar desta casa que acompanhou desde o início.
Pelo exposto e ainda pelas suas qualidades de lealdade e honestidade, é de inteira justiça, na altura em que passa à situação de reforma, culminando 36 anos dedicados ao serviço, dar público testemunho do grande apreço pelas virtudes pessoais e profissionais de Esteves Pinguinhas e considerar os serviços por si prestados ao Instituto da Defesa Nacional e ao País como relevantes, extraordinários e de muito mérito.
12 de Dezembro de 2001. - O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo
Ferreira Rodrigues Pena.