Despacho (extracto) n.º 4932/2006 (2.ª série). - Por despacho de 24 de Janeiro de 2006 do reitor da Universidade Nova de Lisboa:
Dr. Alberto Martins Afonso Cardoso - autorizado contrato administrativo de provimento na categoria de professor auxiliar convidado da disciplina de Oftalmologia, a tempo parcial (30% de dois terços do escalão 1, índice 195), por conveniência urgente de serviço, a partir de 24 de Janeiro de 2006, por um ano, prorrogável por sucessivos períodos de igual duração, por um máximo de quatro vezes se entretanto não for denunciado.
Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 31.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
Emitiram parecer sobre o curriculum vitae do licenciado Alberto Martins Afonso Cardoso os Doutores Luís Nuno Coelho Ferraz de Oliveira, professor desta Faculdade, F. Falcão-Reis, professor da Faculdade de Medicina do Porto, e António Castanheira Dinis, professor da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Existe consenso nos pareceres. Todos eles realçam ser o licenciado Alberto Martins Afonso Cardoso possuidor de um conjunto de capacidades assistenciais, científicas e docentes considerado suficiente para poder exercer as funções de professor auxiliar convidado da disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Acresce que o licenciado Alberto Martins Afonso Cardoso prestou provas de aptidão pedagógica e capacidade científica em 1984 e manifestou já a intenção de vir a apresentar-se a provas de doutoramento.
É chefe de serviço da carreira médica hospitalar e desempenha as funções de director do serviço de oftalmologia do Hospital de Egas Moniz.
A comissão coordenadora do conselho científico da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, na sua reunião de 22 de Novembro de 2005, com base nos pareceres emitidos, deliberou, por unanimidade, convidar o licenciado Alberto Martins Afonso Cardoso para exercer as funções de professor auxiliar convidado desta Faculdade.
A Presidente do Conselho Científico, Maria da Graça Morais.
3 de Fevereiro de 2006. - O Director, António Manuel Bensabat Rendas.